Esportes

Faixa, greve, Lara e "até a pé nós iremos": a história do hino do Grêmio

Saiba como foi criado um dos versos mais famosos do cancioneiro boleiro do Brasil

Por Matheus Monteiro

Arena do Grêmio
Arena do Grêmio
Lucas Uebel

Nesta sexta-feira (15), o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense completa 120 anos de uma história gloriosa. E nela está um dos mais marcantes hinos do futebol brasileiro. Escrito na versão mais recente por Lupicínio Rodrigues, tem versos e trecho inspirados em uma faixa da torcida.

Até a pé nós iremos!

Iniciado com “até a pé nós iremos”, frase enraizada e marcante no futebol brasileiro, o verso nasceu de uma greve de motoristas de ônibus que se iniciou em 11 de junho de 1953. Dois dias depois, porém, o Imortal entrara em campo diante do Cruzeiro-RS, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Citadino, que ocorreu no Estádio da Baixada. Para acompanhar a vitória do Tricolor por 1 a 0, os torcedores precisaram ir a pé até o estádio, já que a greve seguia ativa.

Com o Grêmio onde estiver o Grêmio

Seguindo o hino, logo depois vem o verso “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”, que também inspirou a Lupicínio. Um torcedor chamado Salim Nigri, que faleceu em 2010, aos 84 anos, costumava levar para a partida uma faixa com os dizeres “com o Grêmio onde estiver o Grêmio”, que foi apenas adaptada para rimar.

O craque imortal

Por fim, em uma das estrofes é citado “Lara, o craque imortal”, que foi herói no Gre-Nal Farroupilha, disputado em 22 de setembro de 1935 e vencido pelo Imortal. O goleiro Eurico Lara havia sido vetado por problemas médicos - inclusive com risco de morte. O arqueiro, porém, insistiu para entrar em campo e fez importantes defesas, mas foi substituído no intervalo e teve que ser encaminhado direto para o hospital, onde faleceu dias depois.

Confira o hino do Grêmio na integra:

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo e que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver

Cinquenta anos de glória
Tens imortal tricolor
Os feitos da tua história
Canta o Rio Grande com amor

Nós como bons torcedores
Sem hesitarmos sequer
Aplaudiremos o Grêmio
Aonde o Grêmio estiver

Lara o craque imortal
Soube seu nome elevar
Hoje com o mesmo ideal
Nós saberemos te honrar

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo e que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais