Demissões, vices e brigas marcam 2023 sem taças no Flamengo; veja linha do tempo

Dono do melhor elenco da América do Sul, Rubro-negro terminou o ano sem títulos

Da redação

O Flamengo teve uma temporada para esquecer em 2023. Dono do melhor elenco da América do Sul, o Rubro-negro não conseguiu confirmar a superioridade em campo e terminou sem títulos o ano marcado por demissões de técnicos, brigas e confusões fora das quatro linhas.

Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022, a diretoria rubro-negra optou pela saída de Dorival Júnior e contratou Vítor Pereira para o comando técnico no início da temporada. O português, que ficou no cargo até abril, é um dos fracassos de uma temporada ruim.

A seguir, veja uma linha do tempo da temporada 2023 do Flamengo, marcada por eliminações, vice-campeonatos, indisciplinas e brigas.

Eliminações marcantes

O Flamengo iniciou a temporada 2023 cheio de expectativas, mas colecionou frustrações no primeiro semestre. Os resultados ruins pressionaram o técnico português Vítor Pereira.

  • Vice-campeonato na Supercopa do Brasil (Palmeiras campeão)
  • Eliminação na semifinal do Mundial de Clubes (derrota para o Al Hilal)
  • Vice-campeonato na Recopa Sul-Americana (Del Valle campeão)
  • Vice-campeonato no Campeonato Carioca (Fluminense campeão)

Demissão de Vítor Pereira

O Flamengo anunciou a demissão de Vítor Pereira em 11 de abril de 2023. O treinador não resistiu à derrota para o Fluminense, por 4 a 1, na decisão do Carioca. Ele já tinha sido derrotado na Supercopa, Recopa e Mundial de Clubes.

Chegada de Sampaoli

Inicialmente, o Rubro-negro sonhou com o retorno de Jorge Jesus. A incerteza sobre o futuro do treinador e a dificuldade em conciliar prazos fizeram a diretoria partir para o ‘plano B’: Jorge Sampaoli foi anunciado em 14 de abril.

Racha no elenco?

Desde a chegada do argentino, a equipe nunca conseguiu engrenar e convencer o torcedor em campo. A turbulência nos bastidores, no entanto, iniciou-se no fim de maio, quando surgiram notícias de que havia racha no elenco. Com a vitória sobre o Fluminense e classificação às quartas de final da Copa do Brasil, Gabigol minimizou.

O Flamengo é o nosso amor. O Flamengo não é Big Brother, com câmera, fofoquinha. É um grande time, é o maior do Brasil, com jogadores de futebol atrás do sonho próprio e do clube - Gabigol.

Briga entre Gabigol e Braz

No início de julho, porém, outra polêmica. Gabigol e o vice de futebol Marcos Braz discutiram no intervalo da partida contra o Fortaleza, pelo Brasileirão. O atacante fez críticas ao gramado do Maracanã após sofrer uma lesão no tornozelo. Houve gritos e bastante xingamentos no vestiário.

Pedro agredido por preparador

A situação, que era tensa, ficou ainda pior em 29 de julho. O atacante Pedro sofreu uma agressão do preparador físico Pablo Fernández depois do jogo contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão. O profissional reprovou uma atitude do jogador e reagiu com violência. Ele foi demitido, mas Sampaoli seguiu no cargo.

Eliminação na Libertadores

Em 10 de agosto, o Flamengo viveu mais um duro golpe dentro de campo. O Rubro-negro perdeu por 3 a 1 do Olimpia, no Paraguai, e foi eliminado da Libertadores. Foram três gols de cabeça do time mandante no Defensores del Chaco.

Briga entre Gerson e Varela

Eliminado da Libertadores de forma precoce e até inesperada, o Flamengo teve de lidar com vaias e reclamações da torcida no empate por 1 a 1 contra o São Paulo, em 13 de agosto. Sampaoli também foi xingado, mas a situação se agravaria.

No dia 15 do mesmo mês, o treino foi interrompido por uma briga entre Gerson e Varela. O lateral-direito levou a pior e fraturou o nariz.

Mais um vice, e Sampaoli demitido

Jorge Sampaoli deixou o comando do Flamengo no final de setembro. Sem conseguir fazer o time jogar, o argentino foi demitido depois do vice-campeonato da Copa do Brasil. O São Paulo levou a melhor e garantiu o título inédito.

Chegada de Tite

Em 9 de outubro, o Rubro-negro anunciou a chegada do técnico Tite, que topou assumir a equipe na reta final da temporada, enquanto já iniciava o planejamento de 2024. O treinador que comandou a Seleção Brasileira por seis anos chegou pedindo tempo para estabelecer seus processos e colocou um objetivo: classificar o time de forma direta para a próxima Libertadores.

Frustração no Brasileirão

Embora tenha terminado o Campeonato Brasileiro entre os classificados para a fase de grupos da Libertadores, o Flamengo amargou mais uma decepção na reta de chegada da temporada.

Em meio à derrocada do líder Botafogo, o clube carioca chegou a empatar em pontos com o Palmeiras, ficando atrás apenas no saldo de gols. Uma derrota frustrante para o Atlético-MG (3 a 0) no Maracanã e resultados ruins, no entanto, afastaram o time da briga pelo título, vencido pelo Alviverde. Derrotado na rodada final para o São Paulo, o Fla ao menos se garantiu no G4.

Mais notícias

Carregar mais