Esportes

Fortaleza repudia gestos racistas da torcida do River Plate na Argentina

Torcedores do clube argentino jogaram bananas na torcida do Fortaleza; equipe de Buenos Aires afirmou que vai identificar e punir os responsáveis

Por Rodrigo Lima

O Fortaleza perdeu por 2 a 0 para o River Plate, nesta quarta (13), na Argentina. Mas atos de racismo por parte de torcedores do clube argentino chamaram a atenção e o clube brasileiro e o próprio River publicaram notas de repudio aos atos no Estádio Monumental de Núñez.

Durante a partida válida pela segunda rodada da Libertadores, torcedores do clube argentino exibiram e jogaram bananas nos torcedores do Fortaleza que foram até a Argentina. 

O River Plate também repudiou a atitude dos torcedores e afirmou que já está tomando as devidas providências para identificar e punir os responsáveis pelos atos racistas.

Confira abaixo a nota completa do clube cearense:

“O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local. O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte.

O racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes.

Somos 2 milhões de torcedores e torcedoras, somos de todas as classes e de todas as cores. O River Plate, um dos maiores clubes do Mundo, nos recebeu de forma educada, honrosa, o que nada se compara ao ato em questão.

Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da CONMEBOL Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas”

Pelas redes sociais, o River Plate lamentou os atos e manifestou repudio pelos gestos racistas e xenofóbicos de sua torcida.

“O River Plate manifesta seu absoluto repudio aos gestos racistas e xenófobos de um torcedor para os torcedores visitante e comunica que está tomando as medidas necessárias para identificar o culpado e aplicar as devidas sanções”, diz a nota do clube argentino.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais