Nos pênaltis, África do Sul conquista 3º lugar da Copa Africana; veja os lances

No tempo regulamentar, a partida, dominada pelos congoleses, terminou em 0 a 0

Ao vivo
África do Sul x RD Congo - Copa Africana - terceiro lugar

Em disputa por pênaltis, a África do Sul venceu a disputa contra República Democrática do Congo, pelo terceiro lugar da Copa Africana de Nações, por 7 a 5. No tempo regulamentar, a partida, dominada pelos congoleses, terminou em 0 a 0.

A primeira cobrança dos pênaltis foi desperdiçada por Mokoena, meio campista sul-africano. Do outro lado, Williams defendeu a cobrança de Mbemba, que daria a classificação à República Democrática do Congo e, em seguida, defendeu a batida de Elia. 

A partida

No primeiro tempo, os congoleses começaram pressionando a saída de bola da África do Sul, quando Silas Mvumpa recebeu o lançamento e ficou cara a cara com o goleiro Williams, que defendeu. A resposta dos africanos aconteceu apenas aos 19 minutos, quando Mokoena lançou para Makgopa, que chutou, mas a bola saiu por cima do gol. 

Mesmo com mais posse de bola, a África do Sul sofreu com a criação pelos lados do campo, sem conseguir levar perigo à zaga adversária. Outra chance de gol dos sul africanos aconteceu em um chute de fora da área de Modiba, mas que não deu trabalho para o goleiro. Por outro lado, os congoleses apostavam na transição e nos contra-ataques, como o de Silas, aos 38 minutos, que disparou, perdeu a bola, Djangana recuperou e cruzou, mas Banza chegou atrasado para cabecear. 

No segundo tempo, a equipe da República Democrática do Congo foi dominante e levou perigo à Africa do Sul. Banza teve duas oportunidades de abrir o placar antes dos primeiros dez minutos. Silas teve a oportunidade de marcar o primeiro aos 20 minutos, quando teve o gol aberto após a saída errada de Williams, mas chutou para fora. 

A melhor chance da África do Sul aconteceu aos 39 minutos, quando Mayambela tabelou com Appolis e chegou com liberdade na frente do goleiro, mas Bertaud defendeu. Em seguida, Mayele recebeu o passe, mas chutou cruzado e a bola saiu à esquerda do gol. A partida terminou em 0 a 0.