Egito sofre, empata no fim com Moçambique e tropeça na estreia; veja os gols

Com VAR e gol de Salah no fim, maior campeão continental evitou uma zebra maior ao buscar o placar por 2 a 2

Ao vivo
Egito x Moçambique - Copa Africana

Com grande expectativa, a seleção egípcia deu início à sua nova trajetória na Copa Africana de Nações com um tropeço. Na estreia contra Moçambique, neste domingo (14), o time de Mohamed Salah sofreu contra Moçambique e só empatou graças a um pênalti marcado pelo VAR e convertido pelo craque no fim da partida: 2 a 2.

O placar deu o primeiro ponto às equipes na estreia do Grupo B. Ambos voltam a campo nesta quinta (18), quando o Egito faz clássico continental com Gana, enquanto Cabo Verde faz um duelo de países lusófonos contra Cabo Verde.

Maior campeão africano, o Egito é hepttacampeão do torneio continental e bateu na trave em duas das últimas três edições, sendo vice em 2017 e 2021.

O jogo

O Egito mostrou sua força logo no início do jogo. Com um minuto de bola rolando, um cruzamento da direita deu a oportunidade a Salah - o astro do time -, que furou no arremate e deixou a sobra para Mostafa Mohamed. O atacante gira na marca do pênalti e chuta forte para abrir o placar para a seleção favorita.

O Egito continuou com a pressão e voltou a incomodar a seleção de Moçambique aos 10 minutos de jogo. Numa partida que perdeu a velocidade com o rápido gol dos egípcios, o primeiro tempo terminou sem grandes emoções.

Na segunda etapa, a seleção de Moçambique encontrou o caminho do gol. Macandza realizou um cruzamento pelo lado direito do campo, Witi subiu livre de cabeça e colocou a bola do lado esquerdo do gol de El Shenawy.

No lance seguinte, a virada dos 'azarões' num ataque fulminante. Assim que recuperaram a bola no recomeço do jogo, Clésio Baúque recebeu em velocidade, seguiu no contra-ataque, driblou dois zagueiros e finalizou na saída do goleiro egípcio.  

No quinze minutos seguintes, o Egito passou a pressionar o time adversário, o que resultou numa sequência de chutes para fora e uma bola na trave, do volante Hamdi Fahti.

Aos 49 minutos do segundo tempo, Mostafa Mohamed sofreu uma falta dentro da área - vista apenas pelo árbitro de vídeo, que chamou o juíz para verificar o lance - e, após muita reclamação dos jogadores de Moçambique, Salah foi para a marca da cal e anotou o gol de empate do Egito: 2 a 2 aos 51 minutos do segundo tempo.

Com isso, Egito sofreu na partida e saiu de campo com um único ponto em sua estreia no grupo B da Copa Africana.