Nos pênaltis, Croácia supera o Brasil e avança para a semifinal da Copa do Mundo

Seleção brasileira encerra a sua participação no Mundial do Catar sendo eliminada novamente por um rival europeu

Copa do Mundo 2022
Education City Stadium
CroáciaCROCRO 1 (4)
x
BrasilBRABRA (2) 1
  • Sobre o jogo
  • Tempo real
  • Escalação
  • Resumo
  • Jogos da rodada

Croácia e Brasil se enfrentaram na tarde desta sexta-feira no Education City Stadium pelas quartas de final da Copa do Mundo. No primeiro duelo da Seleção Brasileira diante de uma seleção europeia desde a Bélgica em 2018, o resultado não foi o que o brasileiro esperava. No tempo regular o jogo ficou em 0x0. Na prorrogação, as duas equipes chegaram ao gol e o resultado ficou em 1x1. Nas penalidades máximas, os europeus foram superiores e venceram por 4x2. 

O JOGO

O fantasma do Brasil diante das seleções europeias segue vivo. Foi o primeiro encontro desde a eliminação para a Bélgica em 2018 e o resultado não agradou os sul-americanos. Na verdade, o jogo já foi muito mais difícil do que foi diante das outras seleções até aqui. 

A Seleção Brasileira parava toda hora na forte marcação dos croatas e não tinham muitos espaços para dar continuidade nas jogadas. Juranovic bloqueava ao máximo Vinicius Jr., que pouco conseguiu criar hoje. Quando o Brasil chegava, parava nas mãos do goleiro Livakovic.

Os croatas procuravam espaços e encontravam. Principalmente com as armações do lateral-direito Juranovic. Modric ditava o ritmo do jogo e estava em todos os lugares no campo, dando trabalho para a defesa brasileira. 

Ao observar a falta de espaços de Vinicius Jr e Raphinha, Tite deu oportunidade para Rodrygo e Antony, para tentar aproveitar a velocidade de ambos. O jogo mudou de cara após essas duas entradas e o Brasil teve boas chances. Aos 30 do segundo tempo, Neymar recebeu de Rodrygo e parou no goleiro croata. Aos 35, o Rayo serviu Paquetá, que deu um chute fraco no meio. 

Na prorrogação, Neymar brilhou! Já nos acréscimos do primeiro tempo, o craque do PSG recebeu de Rodrygo, tabelou com Richarlison, invadiu a área, driblou o goleiro e balançou as redes. Os croatas voltaram para o segundo tempo da prorrogação e continuavam cadenciando o jogo, sem desespero.

A cadência surtiu efeito e os europeus conseguiram o empate no final da prorrogação. Modric tocou no meio-campo para Vlasic que abriu o jogo para Orsic um rápido contra-ataque. O atacante cruzou rasteiro e Petkovic pegou de primeira. A bola desviou em Marquinhos e tirou Alisson da jogada. 

Nas penalidades máximas, os croatas tiveram um aproveitamento melhor. Rodrygo começou a série e perdeu o primeiro. Casemiro e Pedro converteram. Marquinhos errou o último. Vlasic, Majer, Modric e Orsic converteram para a seleção europeia, garantindo assim a classificação para as semifinais da Copa do Mundo. 

Foi a quinta vez que o Brasil foi eliminado por uma seleção europeia na Copa do Mundo: 2006 (França), 2010 (Holanda), 2014 (Alemanha), 2018 (Bélgica) e agora 2022. 

O sonho do Hexa foi adiado.

O adversário da Croácia sai do duelo entre Holanda x Argentina. O jogo acontece na terça-feira (13), às 16h, no Lusail Stadium.