Encontro entre CBF e clubes mantém término do Brasileiro em 8 de dezembro

Jogos atrasados em decorrência das chuvas no RS serão disputados em janelas de torneios ou datas Fifa

Por Igor Dorilêo

Encontro entre CBF e clubes mantém término do Brasileiro em 8 de dezembro
Jogos atrasados por chuvas no RS serão disputados em janelas de torneios ou datas Fifa
Joilson Marconne / CBF

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu nesta segunda-feira (27) que o Campeonato Brasileiro de 2024 não será prorrogado em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul.

A manutenção dos prazos originais era a prioridade da entidade, que avaliava alternativas para não alterar o calendário previsto. Desta forma, o fim da competição permanece marcado para o dia 8 de dezembro. 

A principal alternativa era realizar os jogos atrasados em datas reservadas para competições nas quais os times envolvidos já tenham sido eliminados, como Copa Libertadores, Copa Sul-Americana ou Copa do Brasil. Caso não haja disponibilidade de tais datas, os times jogarão em datas Fifa. 

A proposta da CBF foi aceita por unanimidade pelos clubes que participaram do conselho técnico na sede da organização, no Rio de Janeiro. O encontro contou com representantes dos 20 clubes que disputam a primeira divisão nacional.

Entre outras questões debatidas, a inversão de mandos em jogos contra clubes do Rio Grande do Sul é uma possibilidade que deve ocorrer para facilitar a logística das partidas. O rebaixamento dos quatro últimos colocados no Brasileirão de 2024 está mantido.

A reunião ainda avaliou a possibilidade de diminuir o intervalo entre as partidas – o prazo mínimo atual é de 66 horas. A mudança, porém, foi descartada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais