Futebol

Gabigol se pronuncia após suspensão de 2 anos: "Jamais fraudei um exame"

o atleta afirmou confiar que será inocentado e que nunca utilizou substâncias proibidas

Redação

Gabigol é suspenso por 2 anos
Gabigol é suspenso por 2 anos
PILAR OLIVARES/ REUTERS

Gabigol foi suspenso por dois anos por fraude do exame antidoping. Em nota oficial, o atleta se pronunciou e declarou que jamais tentou obstruir ou fraudar qualquer exame. 

Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping. 

A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior. 

Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com o meu Clube e com o torcedor brasileiro. 

Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior. 

Agradeço a todos pelo apoio neste difícil momento. 

Gabriel Barbosa. 

O julgamento que teve início na semana passada, terminou nesta segunda-feira (25), e teve como pena, a suspensão do atleta por 2 anos. A pena começou a valer desde o dia 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no Centro de Treinamento do Flamengo, portanto, o atleta não poderá atuar até abril de 2025. A pena cabe recurso. 

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping. Mesmo que tenha feito o exame e testado negativo. O comportamento do atleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude por parte do processo de controle”. 

O jogador respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. Segundo relatos, todos os atletas fizeram o exame antes do treino das 10h, menos Gabigol. De acordo com os responsáveis do exame, o atleta depois do treino ignorou e foi almoçar, além de ter sido desrespeitoso e não ter seguido os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, ao fim, entregou o vaso aberto. Isso ocorreu em abril de 2023. 

Tópicos relacionados