Futebol

Real Madrid entra com denúncia contra ofensas a Vinicius Júnior

Equipe merengue se posiciona contra atos discriminatórios sofridos pelo brasileiro no jogo contra o Osasuna, pelo Campeonato Espanhol

Da Redação

Vinicius Júnior comemora gol contra o Osasuna, pelo Campeonato Espanhol
Vinicius Júnior comemora gol contra o Osasuna, pelo Campeonato Espanhol
Vincent West / Reuters

O Real Madrid ingressou com uma denúncia no Comitê Disciplinar da Federação Espanhola de Futebol por conta das ofensas sofridas por Vinicius Júnior no jogo contra o Osasuna, no último sábado (16), pelo Campeonato Espanhol. O Real venceu a partida por 4 a 2 com direito a dois gols do atacante brasileiro.

O Real Madrid também apresentou queixa a este órgão federativo em relação aos referidos insultos e gritos humilhantes, e os encaminhou à Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto, para que aqueles que os proferiram sejam identificados e punidos - trecho da nota oficial do Real Madrid.

O Real Madrid também informou que apresentou uma denúncia contra o árbitro da partida, Juan Martínez Munuera. De acordo com a equipe, o juiz omitiu as ofensas contra Vinicius Júnior “voluntariamente e deliberadamente” na súmula do jogo.

“O nosso clube apresentou uma queixa ao Comitê Disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol contra o árbitro Juan Martínez Munuera, devido à negligência na elaboração do relatório do árbitro. Este árbitro omitiu voluntariamente e deliberadamente os insultos e gritos humilhantes repetidamente dirigidos ao nosso jogador Vinicius Junior, apesar de ter sido avisado insistentemente pelos nossos jogadores no mesmo momento em que ocorriam”, adiciona o clube.

Vinicius Júnior vem sofrendo diversos ataques racistas desde que chegou ao futebol espanhol. O número de ofensas já passa de dez. Recentemente, o brasileiro foi insultado por torcedores do Atlético de Madri, que iam para o estádio acompanhar o jogo contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões da Europa.

Confira a nota completa do Real Madrid:

Depois dos graves insultos proferidos, mais uma vez, ao nosso jogador Vinicius Junior, neste caso durante o último jogo da Liga disputado pela nossa equipa no El Sadar, o Real Madrid C.F. comunica o seguinte:

Nosso clube apresentou queixa ao Comitê Disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol contra o árbitro Juan Martínez Munuera, em decorrência da negligência na elaboração do relatório do árbitro. Este árbitro omitiu voluntária e deliberadamente os insultos e gritos humilhantes repetidamente dirigidos ao nosso jogador Vinicius Junior, apesar de ter sido avisado insistentemente pelos nossos jogadores no mesmo momento em que ocorriam.

Além disso, o Real Madrid também apresentou queixa a este órgão federativo em relação aos referidos insultos e gritos humilhantes, e os encaminhou à Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, para que aqueles que proferiram eles são identificados e punidos.

Diante destes infelizes acontecimentos ocorridos em El Sadar, o Real Madrid ampliou a denúncia que apresentou na passada sexta-feira, 15 de março, à Procuradoria-Geral do Estado contra crimes de ódio e discriminação, pelos insultos racistas e odiosos dirigidos aos nossos jogador Vinicius Junior nas proximidades do Estádio Olímpico de Montjuic e do Estádio Metropolitano de Madrid, solicitando a identificação dos autores.

O Real Madrid condena mais uma vez estes violentos ataques de racismo, discriminação e ódio, e exige que sejam tomadas as medidas necessárias, de uma vez por todas, para erradicar a violência que o nosso jogador Vinicius Junior tem sofrido.

Tópicos relacionados