O Santos foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e terá que cumprir a pena de dois jogos com portões fechados. A decisão do órgão foi aplicada na última quinta-feira (14). O Peixe também recebeu R$ 36 mil de multa.
O Peixe recebeu a punição por conta de objetos atirados no gramado da Vila Belmiro na vitória por 2 a 1 contra o Grêmio, no dia 20 de agosto, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O árbitro Paulo Cezar Zanovelli relatou, em súmula, as ocorrências. O clube pode recorrer da decisão.
Aos 18 minutos do segundo tempo, Paulo Cezar Zanovelli informou que um copo foi arremessado por torcedores do Santos na direção de Gabriel Grando, goleiro do Grêmio, no momento do gol de empate santista. Aos 49, a ocorrência mais grave foi registrada: uma placa de gesso quebrada foi jogada da arquibancada na direção dos atletas. Por fim, no final da partida, Zanovelli relatou que um copo com líquido foi arremessado por torcedores do Santos e atingiu o assistente número 1, Luanderson Lima dos Santos.
O Santos já recebeu uma punição pesada do STJD em 2023 por conta de atitudes da torcida. No dia 21 de junho, após a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, os torcedores do Santos, revoltados com o revés, cometeram atos de vandalismo e atiraram bombas e rojões no gramado antes do final da partida. O Peixe chegou a ser punido por oito jogos com portões fechados e perdas de mando de campo, mas a pena caiu para quatro confrontos e o clube conseguiu jogar em seu estádio.