m apenas seis jogos restantes para o fim do campeonato, a Série B do Campeonato Brasileiro ainda não registrou times classificados para a primeira divisão ou confirmados na Série C em 2025. A reta final promete ser emocionante, já que a diferença do líder para o quinto colocado é de apenas cinco pontos. A parte de baixo da tabela também registra fortes movimentações, com oito times na briga contra o rebaixamento.
Líder da Série B, o Santos decepcionou ao perder por 3 a 1 para a Chapecoense, na última quarta-feira, na Arena Condá, e viu as chances de acesso e título despencarem. Mesmo na primeira colocação, o Peixe não possui as maiores probabilidades de ser campeão ou subir de divisão, segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizados nesta segunda-feira (21). A possibilidade de acesso é de 87%, enquanto a de título é de 26%.
Quem soma as maiores probabilidades de acesso e título é o Sport, que venceu o Botafogo-SP por 3 a 1, no último domingo, e chegou aos 56 pontos, mesma pontuação do Santos. Agora vice-líder da Série B, o Leão da Ilha soma 94% de chances de subir para a Série A e 48% de possibilidade de ganhar a segunda divisão. Novorizontino (69%), Mirassol (66%) e Ceará (39%) são outros times com grandes chances de subir para a elite do futebol brasileiro em 2025.
Ponte Preta perde Derby e se complica no Z-4
A derrota da Ponte Preta por 1 a 0 diante do arquirrival Guarani, no último domingo, no Moisés Lucarelli, colocou a Macaca em situação delicada na briga contra o rebaixamento. A equipe entrou no Z-4 da Série B e soma 35 pontos em 32 jogos. A chance de queda é de 56%, a quarta maior entre os clubes que brigam contra a parte de baixo da tabela.
O Guarani, mesmo com a vitória, também tem chances delicadas de permanecer na segunda divisão. Lanterna da Série B, o Bugre soma 31 pontos tem 84% de probabilidade de rebaixamento. A diferença para sair do Z-4 é de cinco pontos.
Confira as chances de título, acesso e rebaixamento da Série B de 2024 após a 32ª rodada, segundo a UFMG:
Título
- Sport: 48%
- Santos: 26%
- Novorizontino: 10%
- Mirassol: 9%
- Ceará: 3%
- Vila Nova: 2%
Acesso para a Série A
- Sport: 94%
- Santos: 87%
- Novorizontino: 69%
- Mirassol: 66%
- Ceará: 39%
- Vila Nova: 23%
- América-MG: 7%
- Coritiba: 6%
- Operário-PR: 3%
- Amazonas: 3%
Rebaixamento
- Ituano: 88%
- Guarani: 84%
- Brusque: 63%
- Ponte Preta: 56%
- Botafogo-SP: 35%
- CRB: 32%
- Paysandu: 21%
- Chapecoense: 19%