Em jogo histórico, Palmeiras sofre três do Botafogo mas vira com show de Endrick

Com pênalti defendido por Weverton e gol no último minuto de Murilo, Verdão diminui para três pontos vantagem para líder da competição

Brasileiro Série A 2023
Nilton Santos
BotafogoBOTBOT 3
x
PalmeirasPALPAL 4
  • Sobre o jogo
  • Tempo real
  • Escalação
  • Resumo
  • Jogos da rodada

O Palmeiras visitou o Botafogo nessa quarta-feira (1) e venceu, de virada, por 4 a 3 no Estádio Nilton Santos. Em partida de sete gols, VAR, expulsão e pênalti perdido, equipe de Abel Ferreira supera adversidades e conquista resultado histórico em confronto direto do Campeonato Brasileiro 2023.

Os gols da partida foram marcados por Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos para equipe carioca além de Endrick (2), Flaco López e Murilo Cerqueira para o Alviverde.

Início avassalador do líder

O Botafogo, comandado pela forte atmosfera favorável no Nilton Santos, começou a partida decisiva de maneira avassaladora. Abrindo três gols de vantagem com Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos, a equipe comandada por Lúcio Flávio desceu para o vestiário ovacianada após exibição de gala durante os 45 minutos iniciais.

Na volta, logo aos quatro, Endrick seria o personagem que diminuiria o marcador com gol de placa em lindo lance individual. Vinte minutos mais tarde, em escapada de Breno Lopes, o zagueiro do Glorioso Adryelson fez falta para frear o atacante palmeirense e acabou expulso após revisão do VAR após ser usado critério de último homem.

Pênalti poderia ter mudado rumo do jogo

 

Mesmo após expulsão de Adryelson, o Botafogo encaixaria outro contra-ataque letal na partida e Tiquinho Soares sofreria pênalti para colocar números finais em qualquer resquício de reação palmeirense.

Entretanto, o artilheiro do Campeonato pararia em Weverton. Escolhendo o canto inferior direito, o camisa nove botafoguense bateu com força encontrando as mãos do goleiro palmeirense.

Endrick comanda reação

 

Um minuto após Tiquinho Soares desperdiçar penalidade máxima, em contra-ataque e bola alçada para área do Botafogo, Endrick aparecia outra vez para desvencilhar da marcação de dois jogadores com corte seco e finalizar rasteiro mandando para o fundo das redes, 3 a 2. 

Minutos mais tarde, em jogada tramada também pela jovem promessa do Verdão de apenas 17 anos na lateral do campo, o camisa nove alçou bola para área encontrando Gustavo Gómez, que escorou para Flaco López deixar tudo igual aos 44 da segunda etapa, 3 a 3.

Protagonizando uma das viradas mais históricas do Brasileirão, o Verdão tinha chance da virada em bola parada com Raphael Veiga, em último giro do cronômetro.

Após cobrança do camisa 23, a bola viajou por toda área botafoguense e encontrou o zagueiro Murilo que com a chapa do pé colocou no fundo das redes. Final de jogo, Palmeiras quatro, de virada, Botafogo três.

Situação na tabela

 

Com o resultado, o Palmeiras diminui distância para o Botafogo que era de seis pontos para três e mantém “caça ao líder” na reta final do Campeonato. Enquanto o Glorioso permanece na ponta da tabela mas com vantagem mais curta do que já foi, com um jogo a menos a ser disputado, diante do Fortaleza na Arena Castelão. 

Os próximos compromissos de Palmeiras e Botafogo acontecem já pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, confira:

O Alviverde recebe o Athletico-PR, às 21h30, deste sábado (4), no Allianz Parque podendo igualar pontuação da equipe carioca líder da competição. Enquanto na segunda-feira (6) o Glorioso volta aos gramados enfrentando o Vasco da Gama, às 19h, em São Januário.