O Brasil se classificou para as quartas de final da Copa América, mas ficou apenas no 1 a 1 com a Colômbia nesta terça-feira (2), em São Francisco, pela última rodada da fase de grupos. A Seleção saiu na frente aos 12 minutos do primeiro tempo com Raphinha, mas cedeu o empate ao final da primeira etapa, aos 48, quando Muñoz foi para as redes.
O resultado coloca a seleção brasileira frente a frente com o Uruguai nas quartas de final da Copa América. O Brasil vai enfrentar o Uruguai às 22h (Brasília) do próximo sábado (6), no Allegiant Stadium, em Las Vegas. Vinicius Júnior é desfalque por suspensão.
O jogo
A seleção brasileira precisava vencer a Colômbia para se classificar na primeira colocação do grupo D, mas foi o adversário que começou incomodando com James Rodríguez, que carimbou o travessão de Alisson com menos de dez minutos de jogo após cobrança de falta. Quem aproveitou o tiro livre foi o Brasil: aos 12 minutos, Raphinha cobrou com maestria no ângulo de Vargas para fazer 1 a 0.
Mesmo com a vantagem no placar, o Brasil levou mais um susto aos 19 minutos em nova cobrança de falta colombiana. James levantou a bola na cabeça de Davinson Sánchez, que testou na saída de Alisson e empatou a partida para a Colômbia. O gol, no entanto, foi anulado por impedimento.
A Colômbia teve mais volume de jogo, mas só assustou com uma finalização de falta de James Rodríguez defendida por Alisson. O Brasil poderia ter feito o 2 a 0 de pênalti após Vinicius Júnior ser derrubado por Muñoz, mas a arbitragem não assinalou a penalidade.
No final do primeiro tempo, veio a recompensa colombiana: James Rodríguez achou Córdoba na entrada da área e o atacante passou para Muñoz tocar na saída de Alisson e marcar o gol de empate. 1 a 1.
A Colômbia começou o segundo tempo em cima e quase fez gol com Córdoba, no início do segundo tempo. Na sequência, aos 13 minutos, Raphinha ficou muito perto de fazer o 2 a 1 para o Brasil com uma bela cobrança de falta. O ritmo começou a diminuir na medida em que a seleção colombiana se contentou com o empate, porém os colombianos perderam um gol inacreditável com Borré, que errou, sem goleiro, aos 38.