Flamengo vence o Athletico e é tricampeão da América

Com gol, Gabigol alcança Luizão e se torna maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores

Libertadores da América 2022
Monumental Banco Pichincha
FlamengoFLAFLA 1
x
Athletico-PRCAPCAP 0
  • Sobre o jogo
  • Tempo real
  • Escalação
  • Resumo
  • Jogos da rodada

Flamengo e Athletico-PR decidiram a final da Libertadores 2022, neste sábado (29), em Guayaquil, no Equador. Com gol de Gabigol, o Rubro-Negro venceu o Furacão e se tornou tricampeão da América.

O Athletico teve boas chances de abrir o placar com Vitinho e Alex Santana. Nos primeiros 15 minutos, o Flamengo teve a maior posse de bola, mas o time de Curitiba equilibrou bem e teve mais chances de finalização.

Aos 20 minutos, Filipe Luís sai de campo lesionado, e Ayrton Lucas entra no lugar do lateral. Aos 42 minutos, Pedro Henrique recebe o segundo amarelo, e expulso após carrinho em Ayrton Lucas. Aos 48 minutos, Rodinei cruza, acha Gabigol que marca o primeiro para o Flamengo. O gol é checado e o VAR confirma. 

Aos 6 minutos do segundo tempo, Gabigol chega perto, fica cara a cara com o gol, mas Bento defende. Aos 30 minutos, Everton Ribeiro puxa contra-ataque, passa para Gabigol que erra o passe para Pedro. Aos 43 minutos, Terans sofre uma falta perto da área. O meia cobra, mas Santos faz a defesa. Aos 46, após escanteio, Pedro tenta, mas perde a chance. 

Essa é a terceira conquista do Flamengo em  Copa Libertadores. A primeira foi em 1981, a segunda em 2019 e, agora, em 2022. Com o gol na grande decisão, Gabigol alcançou Luizão, e se tornou o maior artilheiro da história com 29 gols.