No estádio do Café, em Londrina, a Portuguesa-RJ enfrentou o Corinthians pelo jogo de ida da terceira fase, da Copa do Brasil. A Lusa do Rio saiu na frente com um gol relâmpago de Cafú no primeiro minuto do jogo, mas o Timão recuperou com tento marcado por Jô.
A Portuguesa-RJ vendeu seu mando de campo para um grupo de empresários e por isso a partida aconteceu em Londrina. Com a venda, o clube carioca poderá receber uma renda maior.
O Timão chegou para partida com um time bastante modificado por Vítor Pereira, que poupou nove jogadores e ofereceu oportunidades aos jovens do Terrão. Já no início da partida, o Corinthians foi surpreendido após Xavier vacilar e Cafú, da Zebra, aproveitar a chance e abrir o placar com um minuto de jogo.
A reação do Timão com um gol veio somente aos 44 minutos, da primeira etapa, com Jô, após Mosquito cruzar para direita e a bola encontrar o experiente atacante do Timão.
Para a segunda etapa, a Portuguesa-RJ esboçou reação aos 14 minutos, com Jhonatan, que levou perigo ao gol de Ivan, que foi o titular. Já aos 21 minutos a torcida clamou pela entrada de Luan, que estava no banco de reservas, mas não teve seu pedido atendido.
No fim da partida, o goleiro George, da Lusa carioca, sofreu uma lesão no ombro e precisou ser levado de ambulância para um hospital. Neste momento da partida, o Corinthians ainda não tinha levado muito perigo para ele. A torcida tomou conta do momento, ao acender diversos sinalizadores, e o jogo precisou ser paralisado.