Esporte

Gabriel Medina vence o ISA Games e garante vaga nas Olímpiadas de Paris

O brasileiro foi campeão do ISA Games e se junta a Filipe Toledo e João Chianca, o Chumbinho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Da Redação

Gabriel Medina vence o ISA Games e garante vaga nas Olímpiadas de Paris
O surfista Gabriel Medina foi campeão do ISA Games e garantiu a sua vaga olímpica
Divulgação - ISA/Pablo Franco

O surfista brasileiro Gabriel Medina foi campeão do Isa World Surfing Games neste domingo (3), que aconteceu em Rastrial, Porto Rico.

Com a medalha de ouro, Medina garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Outro brasileiro, Yago dora também estava na disputa, mas foi eliminado. Para garantir a vaga, o time brasileiro precisava de uma combinação de resultados e ela aconteceu.

Gabriel disputou a última bateria contra Ramzi Boukhlam e os franceses Kauli Vaast e Joan Duru. O brasileiro precisava ser campeão e nenhum francês ficasse em segundo. Era uma briga pelo título e por uma vaga a mais em Paris. O marroquino Ramzi Boukhlam ficou com a prata.

Logo no início da bateria, Gabriel Medina deu um aéreo espetacular e garantiu nota 9 para assumir a liderança. A disputa teve 30 minutos de duração.

Medina abriu vantagem na liderança da bateria e ficou apenas observando a disputa pela segunda posição. Kauli Vaast e Joan Duru encontraram dificuldades para completar as manobras e os aéreos.

No entanto, o drama tomou conta da bateria, visto que Ramzi Boukhiam assumiu a liderança faltando 13 minutos para o soar da buzina. Assim, o tricampeão mundial precisou correr contra o tempo para tirar nota de 6.34.

Pressionado, Gabriel Medina se deslocou dos rivais e surfou onda decisiva faltando cinco minutos para o fim. Com nota de 6.60, ele assumiu a liderança e só esperou o fim da bateria para comemorar a vaga nas Olimpíadas.

Tatiane Weston-Webb é vice-campeã e garante mais uma vaga olímpica para o Brasil

Com a vaga garantida para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a brasileira Tatiane Weston-Webb entrou no mar para conseguir mais uma vaga olímpica para o surfe feminino.

Na final, ela enfrentou a francesa Johanne Defay, a espanhola Nadia Erostarbe e a australiana Sally Fitzgibbons.

Com um bom ritmo desde o início, a surfista conseguiu a nota de 12.24 no somatório (6,77+5,47) e terminou na segunda posição da bateria. Sally Fitzgibbons conquistou o ouro do Isa Games.

Mesmo sem a medalha de ouro, Weston-Webb assegurou a vaga extra nas Olimpíadas de Paris. E de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Surfe, Luana Silva será a terceira representante do Brasil.

Mais notícias

Carregar mais