Esportes

Grêmio anuncia a contratação do atacante Luis Suárez

El Pistolero tem contrato com o Tricolor gaúcho até o final de 2024

Por Carolina Lipares

Grêmio anuncia a contratação do centroavante Luis Suárez
Grêmio anuncia a contratação do centroavante Luis Suárez
Reprodução Grêmio

Fim da novela: Luis Suárez é oficialmente jogador Grêmio. Na tarde deste sábado (31), o Tricolor Gaúcho anunciou a contratação do centroavante uruguaio de 35 anos, que assinou contrato até dezembro de 2024.

"Olá, torcedores do Grêmio. Quero agradecer por todo carinho que vocês têm me dado. Estou preparado para desfrutar esses dois anos maravilhosos para tentar conquistar coisas grandes. Um abraço grande, e nos encontramos nos próximos dias", declarou Suárez em suas primeiras palavras públicas como jogador do Tricolor, em vídeo divulgado pelo clube.

Luisito estava no Nacional, do Uruguai, clube onde começou a carreira e que defendeu no segundo semestre deste ano. A passagem curta, de três meses, rendeu um título do Campeonato Uruguaio.

Na Europa, ganhou status de estrela. Defendeu Groningen, Ajax (ambos da Holanda), Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid. No Barça, formou o que é considerado um dos maiores trio ofensivos da história do clube catalão, com Messi e Neymar, o chamado ataque MSN (em alusão às iniciais dos nomes dos jogadores). Juntos ganharam a Liga dos Campeões em 2015.

Em Copas, defesa histórica e mordida

Suárez teve participação de destaque com a camisa da seleção uruguaia, começando na Copa do Mundo de 2010.

Na ocasião, em lance que rende até hoje debates sobre ética esportiva, impediu um gol certo de Gana nas quartas de final, defendendo com as mãos um chute do time africano. Suárez foi expulso, mas a seleção ganesa desperdiçou a cobrança. Na disputa de pênaltis, o Uruguai venceu e avançou para a semifinal.

No ano seguinte, Suárez foi decisivo na conquista da Copa América na Argentina, com quatro gols - sendo um na final contra o Paraguai. De quebra levou o prêmio de melhor jogador da competição.

Na Copa de 2014, Suárez ficou marcado por uma indisciplina: durante o jogo contra a Itália, o atacante mordeu o zagueiro Chiellini e pegou um gancho de nove jogos imposto pela Fifa.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais