Jogo Aberto

Kwai: quem está bombando no aplicativo de vídeos curtos

Da Redação

Esporte, culinária, notícias e música: está tudo no Kwai
Esporte, culinária, notícias e música: está tudo no Kwai
Divulgação

Consolidado como um dos aplicativos de vídeos mais populares do Brasil, o Kwai tem criadores de conteúdo - os chamados creators - que se tornaram verdadeiras estrelas da rede social e hoje acumulam milhões de seguidores.

Paraibano de São José de Piranhas, JP Venancios, de 21 anos, é um desses fenômenos. Muitas vezes ao lado da avó, a divertida Francisca, 70, ele posta vídeos cantando, dançando, adaptando filmes famosos e até dando dicas inusitadas de como fazer creme dental ou deixar as panelas brilhando. O resultado disso tudo? Mais de 2,4 milhões de usuários da plataforma seguem o jovem.

A centenas de quilômetros de JP, Tailane Garcia, de 23 anos, também usou a criatividade e o bom humor para fazer os conteúdos produzidos em Campos dos Goytacazes, no Rio, atingirem quase 1,5 milhão de seguidores no Kwai em todo o Brasil. Autodenominada “rainha dos pobres”, ela arranca risadas mostrando momentos corriqueiros do dia a dia e “dicas motivacionais”, como nos quadros “tapa do dia” e “frases que toda mãe fala”.  

Não por acaso, JP e Tailane participam da primeira campanha institucional do Kwai no Brasil, chamada “KKKKwai - Baixe o Lado Divertido da Vida” (clique aqui para assistir).

Assim como a dupla, outras pessoas, como o baiano Chiquinho, a tocantinense Leticia divertem os usuários do Kwai compartilhando seus talentos, espontaneidade e criatividade no app.

O próprio Kwai também colabora para o sucesso daqueles que gostam de compartilhar seus vídeos. Diferentemente de outras plataformas, não é preciso fazer uma super produção para se divertir ou chamar a atenção. O app, inclusive, oferece filtros, templates, músicas, duetos, adesivos e muitos outros recursos, bem amigáveis e fáceis de usar.  

Um grande diferencial da plataforma, para quem gosta de notoriedade na internet, é que no Kwai os vídeos são distribuídos de acordo com o interesse do usuário e, assim, diferentemente dos demais apps, não prioriza, necessariamente, os vídeos mais assistidos, dando espaço a pessoas comuns que curtem dividir seu dia a dia.

Esporte, culinária, notícias e música

O sucesso do aplicativo no Brasil também atraiu e continua atraindo grandes marcas e influenciadores. No esporte, Flamengo, Bahia e o NBB, principal liga de basquete do país, têm perfis oficiais no Kwai, nos quais compartilham conteúdos exclusivos. Tastemade (culinária e turismo), Sua Música (plataforma de streaming) e Kondzilla (um dos principais produtores do país) também marcam presença na rede social.  

A Band, é claro, também aderiu ao fenômeno Kwai e apresenta cinco perfis na rede social: Pérolas da Band, Camarim da Band, Band Receitas, Brasil Urgente e Jogo Aberto. Sobre o último, destaque para o Microfone Aberto no Kwai, reality show feito em parceria da emissora com o aplicativo que vai escolher o novo comentarista do programa esportivo.  

Oportunidade de aprender e ensinar

Desde que chegou ao país, o Kwai também tem mostrado que aplicativos de vídeos curtos não são exclusividade de adolescentes. Brasileiros de todas as idades têm usado a plataforma para promover seus trabalhos e até complementar a renda - ainda mais num momento de pandemia.

Os chamados life hacks, aquelas dicas práticas que podem tornar nosso dia mais produtivo, são outros conteúdos que estão bombando no Kwai. Anônimos e famosos ensinam e aprendem desde as melhores maneiras de se adaptar ao home office até truques mais inusitados, que envolvem técnicas de descascar frutas ou até de reaproveitar um filtro de café usado.

No Kwai, os criadores contam com um modelo de receita pelo qual podem receber gorjetas e presentes virtuais de fãs e de seguidores, além de fazer parceria de publicidade para marcas.

Baixe o Kwai, disponível gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular!

Kwai. Baixe o Lado Divertido da Vida #MeuLadoKwai