Esportes

Veja grandes viradas do Flamengo que podem inspirar time na final

Por Matheus Monteiro

Torcida do Flamengo lotou o Maracanã na final da Copa do Brasil
Torcida do Flamengo lotou o Maracanã na final da Copa do Brasil
Thiago Barros / Maracanã

Vivendo fase difícil dentro e fora de campo, o Flamengo se prepara para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, pela segunda partida da final da Copa do Brasil. Mesmo com a derrota de 1 a 0 no Maracanã, a torcida rubro-negra possui motivos para acreditar na virada, que seria algo inédito na competição. Oor isso, listamos motivos para a Nação continuar acreditando.

1- A arrancada no Brasileirão de 2009

Em 2009, um desacreditado Flamengo arrancou de vários protestos, torcida perseguindo e pressionando o elenco e um time que sofreu várias goleadas rumo a um penta heróico.

O Flamengo mesmo com Adriano Imperador e Petkovic, que já era veterano na época, vivia altos e baixos e chegou a ser goleado por Coritiba e Avaí.

Depois de sofrer, o clube engatou 12 rodadas sem perder, e das últimas 17, perdendo apenas uma vez. A equipe só assumiu a liderança na penúltima rodada, contra o Corinthians, vencendo em Campinas por 2 a 0. Na última, confirmou o título com um 2 a 1 apertado sobre o Grêmio.

2- Tricampeão Carioca de 2001 com gol do Pet

27 de maio de 2001 é uma data inesquecível para os rubro-negros, que conquistaram um título que é inconfundível após ouvir a expressão “gol do Pet”.

O Vasco havia vencido a primeira partida por 2 a 1, e o 2 a 1 que o Flamengo repetia no placar na segunda partida não era suficiente, já que o Cruzmaltino possuía a vantagem do empate. Mas uma falta a 25 metros de distância mudaria tudo aos 43 do segundo tempo.

Um Maracanã lotados viu o sérvio Dejan Petkovic acertar o ângulo do goleiro Helton e dar a vantagem para O Mais Querido.

O “Gol do Pet” virou até documentário anos depois e ficou para sempre eternizado na memória dos torcedores.

3- Gabigol contra o River Plate

Sem vencer a Copa Libertadores havia 38 anos, o Flamengo via a oportunidade em um time mágico em 2019.

Porém, na grande decisão em Lima, no Peru, o Mengão via o rival River Plate, tradicional equipe Argentina que conquistara outras edições recentes em anos anteriores, se sagrando novamente campeão do continente.

Mas tudo mudou ao minuto 43 (assim como no gol do Pet), Gabriel Barbosa, o Gabigol, marcou e empatou a partida.

Já nos acréscimos, o impensável aconteceu, apenas 3 minutos depois, Gabriel estufou novamente as redes, festa da Nação, o Flamengo virou o jogo e conquistou novamente a taça Libertadores, coroando uma das equipes mais marcantes da história recente da equipe.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais