No próximo domingo, a Neo Química Arena receberá o clássico entre Corinthians e Palmeiras, às 16h (horário de Brasília). E às 20h30 do mesmo dia, o Morumbi terá São Paulo x Coritiba. Por isso, o Ministério Público paulista pediu o adiamento do Dérbi para evitar possíveis confrontos entre torcidas.
No documento oficial enviado em 23 de agosto, o MP alega que partidas envolvendo três grandes clubes da cidade podem gerar conflitos entre os torcedores nas linhas de trens e metrôs da capital paulista.
“Pela importância desses dois eventos desportivos, é gerada uma grande comoção entre os torcedores e é sabido que eles se encontram em locais próximos ao estádio, como bares, lanchonetes, além de sedes de torcidas organizadas e no centro de treinamento para assistirem ao jogo”, justificou o MP no pedido.
“Tendo em vista o ofício em epígrafe e anexo da Polícia Militar do Estado de São Paulo que, muito detalhadamente, alerta para o risco de grave conflito no 03 de setembro entre torcedores do Sport Club Corinthians Paulista, da Sociedade Esportiva Palmeiras e do São Paulo Futebol Clube e faz proposta muito relevante”, complementou.
FPF e CBF
Segundo apurado pelo repórter Pedro Ramiro, da Rádio Bandeirantes, a Federação Paulista de Futebol negou o pedido do MP. A alegação é de que o clássico envolve apenas torcedores corintianos.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ainda vai tentar entender o pedido do MPSP. Entidade deve divulgar nota em breve, mas entende que está tudo “ok”, já que marcou as datas junto à Polícia Militar. A mudança, porém, dificilmente acontecerá, de acordo com apuração da reportagem.
Além dos jogos, a segurança de torcedores estaria ameaçada já que haverá no mesmo dia o evento de música "The Town", com expectativa de público de 100 mil pessoas no autódromo de Interlagos.