O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou a desistência da Olimpíada de Tóquio nesta quinta-feira (17), informa Juliana Yamaoka, da BandNews FM.
O atleta de 35 anos também não vai jogar neste ano o tradicional Torneio de Wimbledon, em Londres, o terceiro Grand Slam do ano, disputado na grama.
Em comunicado nas redes sociais, Nadal disse que a decisão é difícil, mas foi tomada para que a carreira dele possa ser prolongada.
"Quero informar que decidi não participar da próxima edição de Wimbledon, que será realizada de 28 de junho a 11 de julho, e nem vou jogar os Jogos Olímpicos finalmente marcados para 24 a 30 de julho. É uma decisão que nunca é fácil de tomar", afirmou o tenista.
"Depois de ouvir meu corpo e conversar com minha equipe, entendo que é a decisão certa para estender minha carreira esportiva e continuar fazendo o que me faz feliz: competir no nível mais alto e continuar lutando", completou.
Nadal também lamentou o fato de ter apenas duas semanas de intervalo entre Roland Garros e Wimbledon no calendário deste ano. “Isso não me ajudou a recuperar o corpo da sempre exigente temporada do saibro”, disse o espanhol, eliminado na semi do Grand Slam em Paris pelo sérvio Novak Djokovic em batalha de mais de 4 horas.
O espanhol ainda enfatizou a importância que a Olimpíada tem para ele. Ele foi ouro no simples em 2008, em Pequim, e nas duplas em 2016, no Rio de Janeiro.
“Os Jogos Olímpicos significaram muito na minha carreira e sempre foram uma prioridade como atleta. Encontrei a atmosfera que todo atleta quer sentir pelo menos uma vez. Pessoalmente tive a sorte de vivê-la intensamente em três ocasiões e também de ser o porta-estandarte do meu país”, concluiu.