Esportes

Título, rebaixamento e mais: o que está em jogo na última rodada do Brasileirão

Bahia, Vasco e Santos lutam contra o Z4, enquanto Palmeiras mira o título: veja os cenários e as disputas da 38ª rodada

Da redação

Topo

Resta uma rodada para o término do Campeonato Brasileiro, e em campo nesta quarta-feira (6) está em jogo a definição pelo título e o último rebaixado para a Série B na próxima temporada.

Em Belo Horizonte, o virtual campeão Palmeiras visita o Cruzeiro para confirmar o título. Um empate já é suficiente para o Alviverde levantar a taça, mas o clube ainda assegura o troféu com outras combinações de resultado, incluindo uma derrota.

Na parte inferior da tabela, a promessa é de emoção até os minutos finais para ver quem evita o rebaixamento. Com América-MG, Coritiba e Goiás já garantidos na segunda divisão do próximo ano, Santos, Vasco e Bahia tentam fugir da última vaga restante.

Mas não para por aí. Vagas diretas para Libertadores e Sul-Americana também serão definidas na última rodada de uma das edições mais equilibradas da história do Brasileirão por pontos corridos. A seguir, veja o que está em jogo na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Título: Palmeiras já é campeão?

Virtualmente campeão brasileiro depois de vencer o Fluminense e atingir 69 pontos, o Palmeiras chega em situação confortável para a última rodada. Em caso de empate ou vitória sobre o Cruzeiro, ficará com o título.

Atlético-MG e Flamengo precisam de um “milagre”. Caso o time treinado por Abel Ferreira seja derrotado, Galo e Rubro-negro precisam vencer seus jogos, diante de Bahia e São Paulo, respectivamente, e tirar uma enorme diferença de saldo. O Atlético tem oito gols a menos no saldo e o Flamengo, 16.

Tabela

  • Palmeiras: 69 pontos (+31 gols de saldo e 63 gols marcados)
  • Atlético-MG: 66 pontos (+23 gols de saldo e 51 gols marcados)
  • Flamengo: 66 pontos (+15 gols de saldo e 56 gols marcados)

Vaga direta na Libertadores

O Palmeiras já está garantido matematicamente na fase de grupos da Libertadores de 2024. Com isso, restam três vagas diretas para a próxima edição do torneio continental. Na briga por um espaço no G4 estão: Atlético, Flamengo, Grêmio e Botafogo.

Líder do campeonato por 31 rodadas, o Botafogo não vence há 10 partidas e, sem o título, ainda deixou o G4. O Glorioso precisa vencer o Internacional no Beira-Rio e torcer por um tropeço de um dos adversários (Atlético, Flamengo e Grêmio).

Tabela

  • Atlético-MG: 66 pontos (19 vitórias e +23 gols de saldo)
  • Flamengo: 66 pontos (19 vitórias e +15 gols de saldo)
  • Grêmio: 65 pontos (20 vitórias e +6 gols de saldo)
  • Botafogo: 64 pontos (18 vitórias e +23 gols de saldo)

Vaga na Sul-Americana

Athletico-PR (8°), Internacional (9°), Fortaleza (10°), Cuiabá (12°) e Corinthians (13°) já estão garantidos na Copa Sul-Americana de 2024. Com 46 pontos ganhos depois do empate com o Botafogo na última rodada, o Cruzeiro ficou bem perto de confirmar a última vaga.

A Raposa só pode ser ultrapassada pelo Santos (43 pontos), que recebe o Fortaleza e ainda luta contra o rebaixamento. Em caso de empate diante do Palmeiras, o clube mineiro já assegura a vaga na competição continental. Caso vença na Vila Belmiro, o Peixe ficará com a vaga se o Palmeiras conseguir o triunfo no Mineirão.

Tabela

  • Cruzeiro: 46 pontos (11 vitórias e +3 gols de saldo)
  • Santos: 43 pontos (11 vitórias e -24 gols de saldo)

Rebaixamento

América-MG, Coritiba e Goiás já estão rebaixados. Com isso, resta apenas uma vaga na zona, e três times tentam fugir do Z4: Bahia, Vasco e Santos. A situação mais confortável é a do time paulista, que garante a permanência na elite vencendo o Fortaleza. Se empatar na Vila, o Peixe será rebaixado em caso de vitórias simples dos rivais.

Já o Vasco também se garante na elite se vencer o RB Bragantino em São Januário. Em caso de empate, o Cruz-maltino precisa torcer por um tropeço do Bahia.

O Tricolor baiano, por sua vez, complicou-se depois da derrota para o América-MG e não depende só de si para seguir na Série A. A equipe recebe o Atlético-MG, líder do returno, na Fonte Nova, precisando do triunfo. Além disso, necessita que Santos ou Vasco não somem três pontos na rodada.

Tabela

  • Santos: 43 pontos (11 vitórias e -24 gols de saldo)
  • Vasco: 42 pontos (11 vitórias e -11 gols de saldo)
  • Bahia: 41 pontos (11 vitórias e -6 gols de saldo)

Critérios de desempate do Brasileirão

Em caso de igualdade na pontuação no Campeonato Brasileiro, são critérios de desempate, nesta ordem: 1) mais vitórias, 2) melhor saldo de gols, 3) mais gols pró, 4) confronto direto, 5) menos cartões vermelhos, 6) menos cartões amarelos, 7) sorteio.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais