Esportes

Atlético-MG agora é tricampeão brasileiro, mas o que está por trás da decisão?

Entenda por que a CBF reconheceu a conquista de 1937 e como foi aquele torneio, agora considerado um título nacional

Da redação

Atlético-MG é considerado campeão brasileiro de 1937
Atlético-MG é considerado campeão brasileiro de 1937
Divulgação/Atlético

Vinte meses de encontros entre CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e direção do Atlético-MG, um dossiê robusto e agora o crivo da entidade estão por trás da oficialização do Galo como tricampeão brasileiro. A decisão ocorre 86 anos depois do título, com o reconhecimento de que o Torneio dos Campeões de 1937 equivale a um título nacional.

A homologação da CBF que torna o Atlético tricampeão brasileiro (1937, 1971 e 2021) foi dada nesta sexta-feira (25).

No robusto dossiê em que entregou ao fazer a solicitação, o Atlético cita a “Resolução da Presidência da CBF”, em dezembro de 2010,, que unificou os títulos da Taça Brasil (1959-1968) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970). O clube pediu por “princípio da isonomia e de jurisprudência criada” para ter o título de 1937 considerado como uma taça nacional.

Além disso, o Galo se apoiou em documentações da época, incluindo cobertura da imprensa.

“À vista do exposto, conclui-se que o Clube vencedor do campeonato nacional da temporada de 1937, intitulado Campeão dos Campeões, e amplamente reconhecido como tal pela mídia e pela sociedade - o Clube Atlético Mineiro -, faz jus, por conseguinte, ao reconhecimento do título de CAMPEÃO BRASILEIRO daquele ano, o que se requer, mediante a entrega simbólica do Troféu correspondente”, afirmou o clube mineiro.

A seguir, saiba como foi a conquista do Atlético em 1937 e por que a CBF reconheceu este troféu.

O título de 1937 do Atlético-MG

Naquela época, o futebol brasileiro era dividido entre federações nacionais. O Galo, que foi campeão mineiro de 1936, foi convidado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF) para participar de um torneio de âmbito nacional no ano seguinte.

Estiveram na disputa os campeões estaduais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro (então capital federal), São Paulo e Espírito Santo.

O Atlético venceu Portuguesa, Fluminense e Rio Branco e se sagrou “campeão dos campeões de 1937”, trecho que está no hino do clube.

À época, o troféu foi tratado como campeonato nacional, uma vez que o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais não aconteceu em 1937. 

Em um período de transição para o profissionalismo no futebol brasileiro, a FBF tinha os clubes profissionais como afiliados, enquanto a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) seguia com os times amadores, além da Seleção Brasileira.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais