Portuguesa empata com Rio Claro e está de volta à elite do futebol paulista

Lusa não disputa a divisão principal do estado desde 2015

Por Matheus Monteiro

Gustavo França comemorando primeiro gol do jogo. Dorival Rosa | Portuguesa
Gustavo França comemorando primeiro gol do jogo.
Dorival Rosa | Portuguesa

Na tarde deste sábado (9), a Portuguesa empatou por 1 a 1 com o Rio Claro se garantiu na elite do futebol paulista depois de oito anos. De quebra, a equipe conquistou uma vaga na final da série A-2 e agora aguarda o vencedor de Oeste e São Bento.

Vencedora por 1 a 0 na ida, a Lusa abriu o placar no primeiro tempo com Gustavo França e parecia conseguir o acesso com tranquilidade, já que dominou o primeiro tempo. Porém, aos 13 do segundo tempo, num chute forte de fora da área, Bruno Moraes empatou o jogo para o Rio Claro. Com o gol, o Rio Claro pressionou até o último minuto, o jogo foi de muita tensão para ambos os lados, mas o empate não saiu do placar e, com isso, a Lusa sacramentou a esperada vaga para 2023.

O último grande elenco da Portuguesa foi a famosa "Barcelusa", campeã da série B do Brasileirão em 2011, ano também que a Lusa se classificou para o mata-mata do Paulista. A Portuguesa permaneceu na série A do Brasileiro por dois anos. Porém, em 2013, foi rebaixada de maneira polêmica após a dupla Fluminense e Flamengo escaparem na Justiça após o “caso Héverton”.

Depois da polêmica, a Portuguesa iniciou um declínio histórico, com rebaixamentos seguidos. Em 2016, acabou sendo rebaixada a Série D nacional, ficando “sem divisão” por conta de más performances nos torneios estaduais.

Em 2015, na última vez que a Lusa disputou a elite paulista, o clube do Canindé fez a terceira pior campanha do campeonato e ficou entre os quatro rebaixados da edição. Na oportunidade, a Portuguesa fez 13 pontos, teve apenas duas vitórias, sete empate e seis derrotas. 

Agora, a campeã paulista da elite em 1935, 1936 e 1973 estará novamente entre as principais equipes do estado em 2023.

Mais notícias

Carregar mais