Com apenas três anos no comando do Palmeiras, Abel Ferreira segue fazendo história no clube. Com a conquista do Brasileirão 2023, o treinador português chega a nove títulos pelo Verdão e se torna o segundo técnico com mais taças pela equipe paulista.
Contratado pelo Palmeiras em outubro de 2020, quando comandava o PAOK, da Grécia, Abel conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil logo nos primeiros meses de trabalho.
Na temporada seguinte, em 2021, sob muita pressão após perder a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, nos pênaltis, e ficar longe da briga pelo título do Brasileirão, ele conquistou o bicampeonato da Libertadores, contra o Flamengo.
Em 2022, Abel Ferreira e sua comissão técnica tiveram o melhor ano em número de títulos, com três taças conquistadas: Recopa Sul-Americana, Campeonato Paulista e o Brasileirão.
Já em 2023, começou com a conquista do bicampeonato estadual e a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Mas a eliminação para o rival São Paulo na Copa do Brasil e a eliminação nos pênaltis para o Boca Juniors, na semifinal da Libertadores, geraram críticas ao treinador por ele não encontrar uma forma de superar a má fase técnica do time.
Apesar de ter sido considerado fora da briga pelo título do Brasileirão em muitos momentos da temporada, no entanto, o português se reinventou. Ele reorganizou taticamente a equipe do Palmeiras, derrubou uma diferença que chegou a ser de 15 pontos para o Botafogo e terminou na ponta da tabela pelo segundo ano consecutivo.
Maiores vencedores
O posto de treinador com mais títulos conquistados pelo Palmeiras segue com Oswaldo Brandão, com 10 taças no currículo durante as cinco passagens pelo clube. Brandão comandou o Verdão em 562 jogos, sendo 327 vitórias, 146 empates e 89 derrotas. Como principais títulos, conquistou um tricampeonato brasileiro (1960, 1972 e 1973) e um tetracampeonato paulista (1947, 1959, 1972 e 1974).
O terceiro da lista é Vanderlei Luxemburgo, que foi ultrapassado por Abel Ferreira e tem 8 títulos na conta. O “professor” foi o responsável por encerrar um jejum de títulos do clube que já durava 16 anos, ao conquistar o Paulistão e o Brasileirão em 93. Ao todo, Luxemburgo conquistou cinco estaduais, dois nacionais e um Rio-SP.
Na sequência vem Ventura Cambon, treinador uruguaio que teve 15 passagens pelo clube e conquistou um dos maiores títulos da história do Palmeiras, a Copa Rio de 1951. Cambon comandou o Palmeiras por diversos anos durante três décadas, começando em 1935 e encerrando a sua última passagem em 1957.
Felipão, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, é o quinto da lista, com seis títulos conquistados em três passagens. Foram 484 jogos como treinador do clube, sendo 237 vitórias, 132 empates e 115 derrotas. As principais conquistas foram a Libertadores de 1999 e o Brasileirão de 2018.
Técnicos com mais títulos pelo Palmeiras
- Oswaldo Brandão - 10 títulos
- Abel Ferreira – 9 títulos
- Vanderlei Luxemburgo - 8 títulos
- Ventura Cambon – 7 títulos
- Felipão – 6 títulos