Corinthians reduz chances de rebaixamento, e Vasco vive drama; veja os números

No sobe e desce da série A, America-MG e Coritiba seguem com as maiores chances de serem rebaixados

Da Redação

Tudo segue em aberto no Brasileirão. A oito rodadas do término do Campeonato Brasileiro de 2023, treze times têm chances de serem rebaixados. América-MG e Coritiba possuem os maiores índices, com 99,22% e 99,69% respectivamente. 

Na parte de baixo da tabela também brigam Vasco (70,6%), Goiás (50,8%) e Santos (33%), com mais de 20% de índice de probabilidade. O levantamento foi feito pelo Departamento de Matemática da UFMG, Apaixonados por Futebol e Matemática.  

Sobe e desce 

A parte de baixo da tabela sofreu alterações com o término da 29ª rodada. Teve a conquista de mais três pontos do Santos sobre o Coritiba na Vila Belmiro, que afastou o Peixe do Z-4, no confronto direto para se livrar da degola. O time da baixada diminuiu suas chances de série B de 50,1% para 33%, da penúltima rodada para a 29ª. 

O fim da sequência de vitórias do Bahia para o Cruzeiro no Mineirão na última quinta-feira (26) também balançou a tabela. Os mineiros se veem mais distantes do rebaixamento, com 4,9% de chance, e o Bahia, de Rogério Ceni, caiu para a 15ª posição, aumentando suas possibilidades para 18,1%. 

Quem diminuiu as chances de ser rebaixado foi o Corinthians, ao derrotar o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal. O Timão respira mais aliviado na décima quarta posição, agora com 10% de chances de rebaixamento, e a cinco pontos do primeiro dentro da zona da degola.  

Já o Vasco se complicou depois da derrota em casa para o Internacional por 2 a 1. O Cruzmaltino, que vinha com um retrospecto de uma vitória e um empate nas duas últimas rodadas, caiu para a 18ª colocação, com 30 pontos, e agora tem 70,6% de chance de ser rebaixado. Por outro lado, com a vitória em São Januário, o Colorado acabou quase que anulando a possibilidade de jogar a série B na próxima temporada. 

Confira as chances

América-MG - 99,82%

Coritiba - 99,69%

Vasco da Gama - 70,6% 

Goiás - 50,8%

Santos - 33%

Bahia - 18,1%

Corinthians - 10%

Cuiaba - 7,1%

Cruzeiro - 4,9% 

São Paulo - 4,2%

Internacional - 1,7%

Fortaleza - 0,05%

Fluminense - 0,001%

Mais notícias

Carregar mais