A tenista Anne Kontaveit se despediu das quadras. Natural da Estônia, a jogadora se aposentou nesta semana, aos 27 anos, por causa de problemas crônicos nas costas.
O anúncio de que o Torneio de Wimbledon 2023 seria a última experiência como atleta profissional veio em 20 de junho. Nesta semana, a ex-número 2 do mundo perdeu para a tcheca Marie Bouzkova (33ª) na segunda rodada do grand slam britânico e fez o último jogo no circuito. Na despedida das quadras, no All England Club, Kontaveit não conteve as lágrimas.
Sinto muitas emoções neste momento. Tem tristeza, tem alegria... Um pouco de tudo. Foi incrível ter a quadra 18 cheia de gente, com tanta gente torcendo por mim. Claro que a partida não foi como eu queria, mas fiquei muito feliz por poder jogar diante de tantas pessoas que me amam, que puderam me ver jogar pela última vez - Anne Kontaveit.
Quem é Anne Kontaveit
Nascida na Estônia em 24 de dezembro de 1995, Kontaveit era uma das principais tenistas do circuito da WTA. Aos 27 anos, ela precisou abandonar o tênis precocemente por causa de problemas físicos: lesão crônica nas costas.
Anne Kontaveit foi apresentada ao tênis aos seis anos, pela mãe, Ulle, que era treinadora de tênis e instruiu a filha até os 11 anos.
Kontaveit tem o forehand como melhor característica e prefere jogar na quadra dura. Ainda assim, tem Wimbledon, a grama londrina, como torneio favorito. Ou seja, Anne se despediu das quadras onde mais gostava. Além disso, de acordo com o perfil da atleta no site da WTA, a tenista “gosta de fazer compras, ir ao cinema e ver os amigos”.
Depois do último jogo da carreira, a estoniana conversou com a WTA. Ela fez um balanço da carreira e traçou planos para uma vida longe das quadras. Agora, ela irá focar nos estudos de psicologia. No futuro, quem sabe, deixou aberto a possibilidade de montar um plano de desenvolvimento do tênis em seu país.
“Estou estudando psicologia, então vou fazer isso. Vou ter mais aulas, então terei mais o que fazer. Espero fazer algumas viagens. Tenho que encontrar amigos que não estão trabalhando [para me acompanhar], é difícil”, contou a ex-tenista.
“Acho que quero me manter conectada ao tênis. Não sei exatamente como vou fazer isso agora, mas talvez fazer algo com o tênis estoniano e um pouco de estudo, e então veremos. Não estou prometendo nada agora. Vamos ver que tipo de ideias eu recebo”, acrescentou.
Anne Kontaveit foi a segunda melhor jogadora do mundo em junho do ano passado. É o melhor ranking da história da Estônia na modalidade até então.
Kontaveit conquistou seis títulos na carreira, sendo quatro deles em 2021. Em Grand Slam, seu melhor resultado foi chegar às quartas de final do Aberto da Austrália, em 2020.