Esportes

Como quarterback superou fama de 'Sr. Irrelevante' para chegar ao Super Bowl

Brock Purdy, dos 49ers, ganhou o apelido por ser a última escolha do draft, em 2022; conheça o jogador

Da redação

Brock Purdy, quarterback do San Francisco 49ers
Brock Purdy, quarterback do San Francisco 49ers
Kirby Lee-USA TODAY Sports
Topo

O Super Bowl LVIII deste domingo (11) simboliza um ato de superação para o principal jogador do San Francisco 49ers. O quarterback Brock Purdy, draftado como a última escolha em 2022, chega à sua primeira decisão da NFL desafiando o badalado Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs. A bola oval rola a partir das 20h30 (horário de Brasília).

Aos 24 anos, Purdy tinha a expectativa de ser escolhido no draft de 2022. E ele foi. Só que o atleta não esperava que seria a 262º ou última escolha do evento. Isso o rendeu a fama de “Senhor Irrelevante” e o acompanhou até pouco tempo atrás, quando ele assumiu a titularidade dos 49ers e conduziu o time ao Super Bowl.

Nos Estados Unidos, o último jogador escolhido no draft da NFL recebe o apelido de “Mr. Irrelevant” (ou "Senhor Irrelevante"). A fama existe desde 1976 e foi criada para dar atenção a um jogador que justamente não recebeu muitos holofotes das franquias, tecnicamente falando.

Purdy, que na universidade tinha números bons e chamava atenção entre 2017 e 2018, ssofreu com problemas de saúde perto de migrar para a liga principal. Ele contraiu mononucleose e se machucou num cacto, durante uma partida de paintball entre seus companheiros e técnicos de time.

As duas adversidades atrapalharam o último nome do draft de 2022, mas Brock Purdy mostrou que tem personalidade para jogar em alto nível. ‘Ajudado’ pelas lesões de Jimmy Garoppolo e Trey Lance, ele pulou de terceira para primeira opção como quarterback dos 49ers.

Com bons jogos e comandando vitórias importantes, o jovem jogador rapidamente se transformou em uma sensação na NFL. Nem mesmo uma lesão no cotovelo parou o atleta, que ganhou um voto de confiança na temporada e brilhou.

Purdy fez um ano impecável, com direito a concorrer ao prêmio de MVP da liga, contra Lamar Jackson. Ele lançou para 4,280 jardas, com 31 touchdowns e 11 interceptações e, de certa forma, ressignificou o apelido de “Senhor Irrelevante” na NFL.

Do outro lado, Patrick Mahomes é um dos principais jogadores do futebol americano. O astro de 28 anos já foi campeão duas vezes e tenta o terceiro título com os Chiefs neste domingo (11). A partida entre 49ers e o time de Kansas City acontece em Las Vegas, a partir das 20h30.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais