Esporte

Perto do Botafogo, Bruno Lage nunca foi jogador e é tido como cientista da bola

Português tem perfil ofensivo e não faz mudanças drásticas; conheça o técnico que é alvo do Glorioso

Da redação

Perto do Botafogo, Bruno Lage nunca foi jogador e é tido como cientista da bola
Bruno Lage está próximo do Botafogo; conheça o técnico português
Jack Thomas - WWFC/Wolves

O Botafogo está próximo de anunciar o substituto de Luis Castro. De acordo com o jornalista Bruno Andrade, em sua coluna no “UOL”, o clube carioca aceitou as últimas questões impostas por Bruno Lage e terá outro português no comando técnico.

Segundo o jornalista, o acordo do novo treinador com o Glorioso terá validade até dezembro de 2023, com a possibilidade de renovação por mais um ano. Bruno Lage tem 47 anos.

Há cerca de um mês, quando o Atlético-MG estava no mercado atrás de um treinador, Bruno Lage foi procurado e negou uma oferta inicial. Pessimista no negócio, o Galo partiu para outro plano e fechou com Felipão.

Quem é Bruno Lage, o "cientista da bola"

Em participação no Os Donos da Bola MG justamente quando o Atlético-MG fez uma oferta por Bruno Lage, o jornalista Bruno Andrade trouxe detalhes sobre o provável novo treinador do Botafogo, líder do Brasileirão Série A.

Segundo o jornalista, que mora em Portugal e acompanha o futebol local de perto, Lage é conhecido como um “cientista da bola”, já que nunca atuou profissionalmente.

Bruno Lage nunca foi jogador. Ele é tido em Portugal como uma espécie de cientista da bola, é a expressão usada em Portugal. Aqueles que não jogam, mas são estudiosos da bola, são considerados de cientistas da bola. Ele tem essa percepção - Bruno Andrade.

Bruno Lage surgiu como auxiliar técnico de Carlos Carvalhal. Eles se tornaram grandes amigos, e Lage assumiu o papel de “principal conselheiro” de Carvalhal à beira do campo.

Projetando a ideia de ser treinador, Lage deixou o amigo e começou a sua trajetória nas categorias de base do Benfica.

Ele assumiu o time interinamente depois da saída de Rui Vitória e arrancou para o título português na temporada 2018/19.

Conhecido por apostar em jovens da base, ele começou a dar chances a João Félix, que se transformou em um dos nomes daquela conquista. Em seguida, o meia-atacante foi vendido por cerca de 127 milhões de euros ao Atlético de Madrid (aproximadamente R$ 543 milhões, na cotação de julho de 2019).

Nas últimas duas temporadas, depois de agradar no Benfica, Lage dirigiu o Wolverhampton, na Premier League inglesa, mas não teve muito sucesso.

Segundo Bruno Andrade, Bruno Lage tem um perfil ofensivo e não costuma fazer grandes mudanças quando chega em times que já estão encaixados. Pode-se dizer que é o caso do Botafogo, líder isolado do Campeonato Brasileiro (sete pontos à frente do Grêmio, vice-líder).

Ele sempre foi mais ofensivo do que defensivo, gosta do 4-4-2, mas não é revolucionário. O Bruno não costuma mexer muito no que está dando certo, não muda muitos conceitos. Mais do que ser ofensivo, intenso, de pensar no ataque, ele preserva o que o antecessor deixou de bom - Bruno Andrade.

Bruno Lage: títulos

Até o momento, Lage tem uma carreira curta como treinador. São 140 jogos, por Benfica (equipes A e B) e Wolverhampton, com dois títulos de expressão: Campeonato Português (2018/19) e Supertaça de Portugal (2019/20).

Mais notícias

Carregar mais