Quem é o brasileiro que bateu recorde de 35 anos ao correr 100m abaixo de 10s

Erik Cardoso fez história no atletismo brasileiro com tempo recorde nos 100m rasos; conheça o atleta

Da redação

Quem é o brasileiro que bateu recorde de 35 anos ao correr 100m abaixo de 10s
Erik Cardoso, velocista brasileiro
Wagner Carmo/CBAt

Um recorde histórico do atletismo brasileiro foi derrubado nesta sexta-feira (28). O paulista Erik Cardoso se tornou o primeiro atleta do país a correr a tradicional prova dos 100m rasos em menos de 10 segundos.

Com o tempo de 9s97 nos Jogos Sul-Americanos, em São Paulo, ele superou a marca que era de Robson Caetano (10 segundos cravados) e durava mais de 35 anos. Erik garantiu a medalha de prata no evento desta sexta e o índice para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“Correr em casa e ter o apoio dos amigos é muito especial. Você sempre sente um frio na barriga. Competi bem no momento certo e o resultado saiu. Saí focado na minha raia, mas ter o atleta do Suriname do meu lado me ajudou também”, afirmou o atleta. Erik se referia a Asinga Issamade, do Suriname, que fez 9s89 nesta tarde.

A seguir, conheça o primeiro velocista brasileiro a correr os 100m abaixo dos 10 segundos.

Quem é Erik Cardoso

Nascido em março de 2000 em Piracicaba, Erik Cardoso só foi conhecer o atletismo aos 12 anos. Antes, ele participou do Programa Atleta Futuro, no SESI da Vila Industrial, na cidade do interior de SP, e disputou outras modalidades.

De acordo com reportagem do COB, Erik cresceu em uma família ligada aos esportes e teve apoio especialmente da mãe, Denise Barbosa, ex-jogadora de vôlei em Piracicaba.

Antes de virar um dos destaques do Brasil no atletismo, porém, Erik Cardoso praticou natação por causa de um problema de asma.

Fui para o atletismo por influência de uma professora de educação física. Ela me incentivou bastante, falou para eu correr, por que eu me dava bem. Aí cai em um berço abençoado, que são as mãos do Darci e da Rosana”, - Erik Cardoso.

O atleta se mudou para Santo André, na grande São Paulo, em 2017, e começou a estudar Educação Física da UNIP Anchieta.

Atualmente, ele é considerado um dos melhores velocistas do Brasil. Ele já liderava o ranking brasileiro e sul-americano nos 100m desde 2021, quando registrou 10s01. Agora, ele corre abaixo dos 10 segundos e entra para a história do esporte nacional.

Mais notícias

Carregar mais