Esportes

Quem é o recordista da maratona que morreu aos 24 anos em acidente de carro

Kelvin Kiptum não resistiu a um acidente de carro no Quênia; o técnico Garvais Hakizaman também morreu

Da redação

Morre Kelvin Kiptum, atual recordista da maratona
Morre Kelvin Kiptum, atual recordista da maratona
PA Wire/PA Images/Olympics Channel
Topo

Morreu neste domingo (11) Kelvin Kiptum, atual recordista mundial da maratona. O queniano tinha 24 anos e sofreu um acidente fatal de carro na rodovia Eldoret-Kaptagat, no Quênia.

Seu técnico, o ruandês Gervais Hakizimana, estava no automóvel e também não resistiu. O site oficial dos Jogos Olímpicos confirmou a morte do atleta, que surpreendeu o mundo com marcas expressivas em maratonas há pouco tempo.

Em outubro do ano passado, por exemplo, Kelvin Kiptum completou a tradicional maratona de Chicago, nos EUA, no tempo de 2:00.35.

Com a marca, ele quebrou o recorde mundial que era de Eliud Kipchoge, seu compatriota, por 34 segundos de diferença e passou a ser o mais cotado para cruzar a linha dos 42km abaixo das duas horas.

Kelvin Kiptum estreou em maratonas em dezembro de 2022, na prova em Valência, na Espanha. Ele venceu a corrida já com o quarto melhor tempo de todos os tempos: 2:01.53.

A corrida seguinte na distância de 42km foi em abril de 2023, em Londres. Ele superou a chuva e registrou a segunda marca mais rápida da história: 2:01.25.

Em outubro do ano passado, veio o recorde. Kiptum completou a prova de Chicago em 2:00.35, estabelecendo o novo recorde mundial. Kiptum também se tornou o primeiro homem a registrar três provas abaixo dos 2:02 em 12 meses.

Kelvin Kiptum seria um dos representantes do Quênia nas Olimpíadas de Paris-2024. A maratona olímpica provavelmente seria a primeira corrida em que o jovem alinharia ao lado de Eliud Kipchoge, principal referência da modalidade e antigo detentor do recorde.

“Será emocionante conhecer Kipchoge, que inspirou muitos. Estou pronto para correr contra ele”, disse Kiptum ao site ‘Olympics.com’, pouco antes de cravar o novo recorde mundial dos 42km.

“Estou sonhando com as Olimpíadas de Paris. Se eu tiver a chance de ser selecionado pelo meu país, ficarei grato e irei lá tentar ganhar uma medalha”, afirmou.

Maratonas de Kelvin Kiptum

  • Maratona de Valência (dezembro de 2022) - tempo de 2:01.53
  • Maratona de Londres (abril de 2023) - tempo de 2:01.25
  • Maratona de Chicago (outubro de 2023) - tempo de 2:00.35

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais