Quem é Serginho Chulapa, ex-jogador que foi preso por não pagar pensão

Ídolo de São Paulo e Santos, Chulapa foi o centroavante do Brasil na Copa de 82 e ficou conhecido por se envolver em brigas no campo

Da redação

Quem é Serginho Chulapa, ex-jogador que foi preso por não pagar pensão
Serginho Chulapa foi preso e depois liberado por não pagar pensão alimentícia
Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

O ex-jogador Serginho Chulapa foi preso nesta semana e ganhou destaque no noticiário. Ele acabou detido na última terça-feira (12) por falta de pagamento de pensão alimentícia. Na quarta (13), foi liberado por volta das 18h, após pagar o valor.

Chulapa, que é ídolo do São Paulo e do Santos, foi um dos grandes atacantes do futebol brasileiro no fim dos anos 1970 e início dos 1980. Além do faro de gol, ele também ficou conhecido por se envolver em brigas no campo de jogo.

Esse temperamento, aliás, tirou Chulapa de uma Copa do Mundo. Em 1977, o ex-centroavante chutou o bandeirinha Valdevaldo Rangel durante um jogo do Campeonato Brasileiro, depois de o auxiliar anular um gol do São Paulo. A agressão rendeu uma suspensão de 14 meses, e o jogador cumpriu por cerca de 11. O período afastado foi o suficiente para fazer com que ele perdesse a Copa do Mundo de 1978.

Autor de 374 gols em 616 partidas como jogador, segundo o site “Ogol”, Serginho Chulapa, de 69 anos, estava como auxiliar fixo da comissão técnico do Santos até agosto do ano passado. Agora, ele integra o time de ídolos do clube e, assim como outros nomes marcantes da história do Peixe, recebe um valor fixo mensal e variáveis por participação em eventos representando o Alvinegro.

Artilheiro do Paulistão em quatro edições, Chulapa venceu o estadual paulista em 1975, 1980 e 1981 com o São Paulo, além do Brasileirão de 1977 com o Tricolor. Pelo Santos, venceu o Paulistão de 1984.

“O futebol me salvou da marginalidade”

Em entrevista para o Resenha Bandsports, em 2015, Serginho Chulapa, que nasceu na zona norte de São Paulo, disse que o futebol salvou a sua vida.

Se não fosse o futebol, estava preso, estava morto. É verdade. Eu tinha uns amigos que partiram para a marginalidade. Então o futebol me salvou, quando eu tinha 11, 12 anos - Serginho Chulapa.

Centroavante da Copa de 82

Em 1982, na Copa da Espanha, Serginho Chulapa era um dos principais atacantes do Brasil, que encantou o mundo com um futebol vistoso apesar da derrota para a Itália. Na ocasião, ele defendia o São Paulo, já tinha mais de 200 gols pelo Tricolor e alguns títulos na carreira. Conhecido como trombador e matador, Chulapa chegou a dizer no Resenha Bandsports que o elenco era rachado.

O ambiente não era legal. Não estava fechado, não estava legal. Pressão para jogar um, para jogar outro. Falando do que eu vi. Entre os jogavam estava tudo certo. Mas alguns que ficavam fora faziam pressão [para jogar]. As vitórias tampavam tudo. Time que não se fecha, não vai. Não tinha união - Serginho Chulapa.

Mais notícias

Carregar mais