Considerado um dos principais árbitros do futebol brasileiro, Wilton Pereira Sampaio foi afastado pela CBF depois do pênalti não marcado para o Grêmio na partida contra o Corinthians, pelo Brasileirão.
Natural de Goiânia (GO), Wilton Pereira tem 41 anos e é árbitro Fifa desde 2013. Nos últimos anos, tem sido um dos juízes brasileiros mais presentes em grandes decisões nacionais e internacionais.
Não à toa, Wilton Pereira Sampaio foi um dos escolhidos para representar o Brasil na Copa do Mundo do Catar, no ano passado, ao lado do paulista Raphael Claus. Os assistentes Neuza Back, Bruno Pires, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Rodrigo Figueiredo também foram ao Mundial da Fifa.
Quando se tornou árbitro Fifa, Wilton tinha a fama de seguir ‘ao pé da letra’ a regra do jogo. Isso o fez ser considerado rigoroso com contatos no campo de jogo. Ou seja, um profissional que “segurava” bastante a partida e irritava jogadores com “faltinhas” mais leves.
Nos últimos anos, porém, a postura de Wilton Pereira foi mudando. Ele tem deixado o jogo correr mais, de uns tempos para cá, e isso o credenciou para representar o Brasil na Copa.
Como é um dos principais nomes da arbitragem brasileira, Wilton aparece frequentemente nas escalas da CBF. Ele apita a Série A do Campeonato Brasileiro desde 2007, segundo o “Transfermarkt”, e tem 250 apitados somente no torneio por pontos corridos.
Wilton foi ‘longe’ na Copa do Mundo
É de conhecimento dos torcedores que a arbitragem estrangeira, especialmente em jogos Fifa, deixa o jogo rolar mais e não marca qualquer tipo de falta. Adaptado a esse perfil nos últimos anos, Wilton Pereira Sampaio fez um bom Mundial no Catar.
Ele fez a sua estreia na competição apitando a vitória da Holanda contra o Senegal por 2 a 0. A atuação foi elogiada, e Wilton ganhou a chance de comandar a vitória da Polônia sobre a Arábia Saudita (também 2 a 0). Neste jogo, ele aplicou cinco cartões amarelos.
Escalado para o mata-mata, o goiano foi o responsável pelo confronto entre Holanda e Estados Unidos. Ele novamente foi bem e seguiu no torneio.
A quarta e última participação de Wilton Pereira Sampaio na Copa do Mundo foi em um grande duelo. Ele apitou França e Inglaterra, pelas quartas de final. A atuação, porém, não agradou os europeus, em especial os ingleses.
Eu realmente nem consigo explicar o quão ruim o desempenho dele foi. Não quero entrar muito nisso, porque no fim posso ser multado. Mas até as grandes decisões foram erradas, ele não nos deu nada durante o jogo. Realmente pobre - Harry Maguire.
Jogos de Wilton Pereira na Copa do Mundo do Catar
- Senegal 0 x 2 Holanda
- Polônia 2 x 0 Arábia Saudita
- Holanda 3 x 1 Estados Unidos
- Inglaterra 1 x 2 França