Esportes

Racismo sofrido por Vini Jr. teve mais interesse que atuação do craque na Copa

Segundo o Google Trends, busca pelo atacante em território brasileiro aumentou desde que Vini virou alvo de insultos racistas

Da redação

Vinicius Júnior atualmente é o principal jogador do futebol brasileiro. Além dos gols e lances plásticos pelo Real Madrid, o atacante também se tornou a grande voz contra o racismo no futebol mundial.

Segundo mostram os dados do Google Trends, o interesse pelo jogador do Real e da Seleção Brasileira cresceu entre os brasileiros desde que Vini Jr. passou a ser alvo constante de insultos racistas na Espanha – as agressões começaram em 2021.

O astro fala abertamente sobre o tema, como foi recentemente em entrevista na Seleção, e cobra as autoridades de punições.

A título de comparação, o interesse pelo camisa 7 do Real na última Copa do Mundo, quando há bastante procura pelo tema no Brasil, é metade do que as buscas em maio do ano seguinte, o maior pico observado pelo Google Trends (confira abaixo).

Foi em maio de 2023 que Vini Jr. interrompeu uma partida contra o Valência, pelo Campeonato Espanhol, depois de parte da torcida no estádio Mestalla chamá-lo de ‘macaco’.

Naquele episódio, Vini puxou o árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea para denunciar um determinado torcedor nas arquibancadas. Jogadores dos dois times tentaram acalmar os ânimos e a partida foi retomada depois de oito minutos.

Até o momento, ninguém foi responsabilizado na Justiça por esse episódio, fato que se repete em outros casos de racismo contra o atacante brasileiro.

Vini Jr já sofreu mais de 10 ataques racistas na Espanha. Desde a temporada 2021/22, La Liga já realizou mais de 15 denúncias aos órgãos competentes sobre atos racistas contra o brasileiro.

Além de torcedores rivais insultarem o brasileiro, programas de TV também já destilaram preconceito.

Em uma edição do programa El Chiringuito, um convidado foi racista ao falar das danças de Vini em campo. Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, afirmou: “Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice”.

A declaração provocou forte reação da opinião pública, e Vinicius também se manifestou.

Declaração forte na Seleção

Constantemente atacado por torcidas na Espanha, Vini Jr. falou sobre o tema antes do amistoso entre Brasil e Espanha, que aconteceu na última terça-feira (26) no Santiago Bernabéu. O garoto de 23 anos se emocionou e disse que está perdendo a vontade de jogar futebol.

“Acho que eles [espanhóis] têm que falar menos de tudo que eu faço de errado dentro de campo, claro que eu tenho que evoluir, melhorar. Mas eu tenho apenas 23 anos e é um processo natural. Eu saí muito novo do Brasil e sigo estudando. Por que os repórteres daqui, da Espanha, não podem estudar, ver realmente o que está acontecendo? Cada vez eu estou mais triste, cada vez eu tenho menos vontade de jogar. Mas eu vou seguir lutando”, disse Vinicius Júnior.

Vini teve picos no Real e estreia na Seleção

Antes de se transformar em um dos principais jogadores do mundo aos 23 anos, Vini Jr. despertou bastante interesse dos brasileiros em julho de 2018, justamente quando chegou e foi apresentado como reforço do Real Madrid.

Outro aumento de interesse observado no gráfico aconteceu em fevereiro de 2019, quando o atacante foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais