Esportes

Recordes, artilheiro e muito mais: números da Copa Africana das Nações

Técnico com mais participações, maiores campeões e Eto'o como maior artilheiro são alguns dos destaques

Por João Damasceno

Keshi foi campeão da Copa Africana das Nações em 2013
Keshi foi campeão da Copa Africana das Nações em 2013
Reprodução/Twitter

No próximo domingo (09/01), às 13h, Camarões e Burkina Faso abrem a disputa da Copa Africana das Nações, com transmissão na tela da Band. Agora, você saberia dizer quem é o maior artilheiro da história do torneio? O técnico com mais jogos disputados? Pois bem... Vamos ao que interessa! 

MAIOR ARTILHEIRO - SAMUEL ETO'O
Com 18 gols marcados em seis edições, Eto'o é o jogador que mais vezes balançou as redes pela Copa Africana das Nações. Juntando todas as competições, o atacante da seleção de Camarões marcou 56 vezes em 118 partidas. Com passagens por Barcelona (Espanha), Inter de Milão (Itália) e Chelsea (Inglaterra), Eto’o fez parte do bicampeonato camaronês pela Copa Africana, em 2000 e 2002. Palpites para o artilheiro da edição deste ano?


JOGADORES COM MAIS TÍTULOS – HASSAN E EL HADARY
Se conquistar uma única vez o título da Copa Africana das Nações já é algo marcante, imagina quatro! Foi isso que aconteceu com a dupla egípcia Ahmed Hassan e Essam El-Hadary. Ambos estiveram presentes nas conquistas do Egito em 1998, 2006, 2008 e 2010. Hassan disputou 22 partidas durante as conquistas, enquanto El Hadary jogou 18 vezes. Será que alguém consegue bater esse recorde?


TÍTULOS COMO JOGADOR E TREINADOR - EL GOHARY E STEPHEN KESHI
Só dois homens conseguiram conquistar a Copa Africana das Nações como jogador e como treinador. O primeiro foi o egípcio Mahmoud El Gohary, que venceu como atleta em 1959 e, 39 anos depois, foi campeão comandando a seleção do Egito. O segundo e último responsável pelo feito foi o nigeriano Stephen Keshi. Em 1994, a conquista como jogador. Já em 2013, o título veio como técnico. 


TÉCNICO COM MAIS JOGOS - CLAUDE LE ROY
O francês Claude Le Roy tem seu nome na história da Copa Africana das Nações. Ele é o treinador com mais participações no torneio, nove vezes. Além disso, também é o técnico que comandou mais seleções diferentes, seis ao todo. A primeira participação foi em 1985, quando comandou a seleção de Camarões. Difícil esse recorde ser batido?


Com o torneio perto do início, será que novos recordes serão batidos nesta edição? Você acompanha todos os jogos aqui, na Band. O jogo de abertura é no próximo domingo (09/01), entre Camarões e Burkina Faso, às 13h.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais