Atletas russos e belarussos poderão participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Segundo decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgada na última sexta-feira (8), os atletas classificados poderão competir como Atletas Neutros Individuais, ou seja, com bandeira neutra, uma vez que Rússia e Belarus não poderão ser representadas nas competições oficiais.
A decisão foi tomada com o consenso das federações internacionais, comitês olímpicos nacionais e representantes de atletas. Nela, ficou definido que nenhuma bandeira, hino, cores ou outras identificações da Rússia ou de Belarus poderão ser exibidas em Paris 2024.
O comunicado também deixa claro que apenas as modalidades individuais poderão ser competidas pelos atletas. E que nenhum governo ou funcionário estatal russo ou belarusso será convidado ou credenciado para as Olímpiadas.
Inicialmente, os atletas foram proibidos de competir internacionalmente após a invasão da Rússia na Ucrânia. A medida foi comunicada em junho de 2023, logo depois do Comitê Olímpico de Moscou ter legitimado a anexação ilegal da Rússia de quatro territórios ucranianos. Até que gradualmente os atletas foram liberados para competir de forma neutra na maioria dos esportes.
"O Comitê Executivo do COI decidiu que os atletas neutros individuais que se qualificaram através dos sistemas de qualificação existentes das Federações Internacionais no campo de jogo serão declarados elegíveis para competir nos Jogos Olímpicos Paris 2024", COI em comunicado oficial.
Para participarem dos Jogos, o comitê estabeleceu uma série de regras e recomendações que vão desde exames antidoping e a desconsideração de atletas que apoiam ativamente a guerra na Ucrânia.