Depois de 29 anos, São Paulo e Palmeiras voltam a decidir o Campeonato Paulista. Em 1992, o Tricolor levou a melhor após dois jogos disputados no Morumbi - 4 a 2 na ida, em 5 de dezembro, e 2 a 1 na volta, no dia 20 do mesmo mês.
O duelo foi ainda marcante para os são-paulinos porque coroou uma temporada que teve títulos de Libertadores e o Mundial - o esquadrão comandado por Telê Santana conquistou o mundo ao vencer o Barcelona por 2 a 1 em Tóquio, no Japão, no dia 13 de dezembro, portanto entre as duas decisões contra o arquirrival no Estadual.
Para relembrar esta final de Paulistão histórica, a reportagem da BandNews FM conversou com dois personagens que estiveram em campo: o ex-volante Pintado, pelo lado tricolor, e o ex-zagueiro Toninho Cecílio, do lado alviverde.
“Tivemos o Mazinho expulso logo no começo do primeiro jogo”, diz Toninho. “Quando buscamos o empate por 2 a 2, estávamos todos esgotados. O terceiro gol deles saiu a dez minutos do fim, numa bola em que só o Cafu acreditou”, completa.
“Sabíamos que tínhamos que construir um bom resultado antes do primeiro jogo para irmos para a final do Mundial, que era a nossa grande prioridade e o nosso sonho”, afirma Pintado. “Na volta a gente percebia os jogadores do Palmeiras respeitando a gente pelo olhar, com a estrela de campeão do mundo no peito. E eles tinham um timaço”.
Confira no vídeo acima a íntegra dos relatos dos ex-jogadores sobre a final do Paulistão e as imagens das partidas com narração de Luciano do Valle e reportagem de Ely Coimbra!