Por que time que venceu todos os jogos está fora da disputa por título nos EUA

Time da Flórida fez campanha 13-0, mas ficou fora dos playoffs do futebol americano universitário; entenda a regra

Da redação

Por que time que venceu todos os jogos está fora da disputa por título nos EUA
Entenda por que time invicto ficou fora dos playoffs no futebol americano universitário
Jim Dedmon-USA TODAY Sports

Ganhar todos os jogos geralmente coloca um time perto do título. Não foi o que aconteceu, no entanto, nos Estados Unidos. Embora tenha vencido os 13 jogos da temporada, o Florida State Seminoles ficou fora do College Football Playoff, o mata-mata do futebol americano universitário.

Desde 2014, um comitê de 13 pessoas define o ranking dos 25 melhores times do ano e os 4 participantes do College Football Playoff. O grupo é formado por diretores esportivos das cinco conferências, treinadores aposentados, ex-jogadores, ex-diretores e um membro da imprensa.

Nesta temporada, o comitê deixou fora dos playoffs o Florida State Seminoles, mesmo com a campanha 13-0. O motivo? O grupo entendeu que o Seminoles não estaria à altura dos playoffs depois da lesão do quarterback Jordan Travis. A jovem estrela quebrou a perna em duelo contra o North Alabama.

"O Florida State é um time diferente do que era nas primeiras 11 semanas", disse o presidente do comitê do College Football Playoff, Boo Corrigan, à ESPN. “Quando você olha quem eles são como time agora, sem Jordan Travis, sem a dinâmica ofensiva que ele traz, eles são um time diferente e o comitê votou no Alabama”, explicou. O The New York Times questionou a decisão

A decisão do comitê foi um lembrete do que é o futebol universitário – um concurso de beleza televisionado - The New York Times.

Michigan (13-0), Washington (13-0), Texas (12-1) e Alabama (12-1) foram os quatro times escolhidos para os playoffs da temporada universitária.

Técnico do time da Flórida, Mike Norvell ficou inconformado com a decisão. “Estou enojado e furioso com a decisão do comitê de retirar o que foi ganho em campo porque um pequeno grupo de pessoas decidiu que sabia mais do que os resultados dos jogos”, disse Norvell. “Qual é o sentido de jogar? Você diz aos jogadores que não há problema em desistir se alguém cair? Você não joga contra um veterano no Senior Day por medo de se machucar? Onde está a motivação para agendar jogos desafiadores fora da conferência?”, questionou.

Jordan Travis, que viu seu reserva também se machucar, pronunciou-se no X, antigo Twitter. “Devastado. com o coração partido. Com tanta descrença, gostaria que minha perna quebrasse no início da temporada para que vocês pudessem ver que esse time é muito mais que o quarterback. Achei que os resultados importavam. 13-0 e esta escalação se iguala a qualquer equipe nas 4 primeiras classificações. Sinto muito”, disse o atleta.

Mais notícias

Carregar mais