Esporte

UEFA anuncia novo formato da Liga dos Campeões; veja as mudanças

Alterações valem a partir da temporada 2024/2025; Liga Europa e Liga Conferência também serão modificadas

Por Vinícius Batista

Competições europeias terão formatos alterados a partir de 2024 UEFA
Competições europeias terão formatos alterados a partir de 2024
UEFA

A UEFA oficializou nesta terça-feira (10) as novas mudanças nos formatos da Liga dos Campeões e nas outras competições interclubes do continente europeu. As alterações estão relacionadas na fase de grupos e também no sistema de classificação para os torneios a partir da temporada 2024/2025.

A Liga dos Campeões será composta por 36 equipes ao invés de 32 como está estabelecido no modelo atual. Além disso, a fase de grupos será transformada em uma fase única com oito rodadas a serem disputadas pelos clubes. Antes, a UEFA havia aprovado um modelo com dez partidas, que foram reduzidas.

O sistema de classificação para as próximas edições da competição continental também foram alterados. A entidade confirmou que duas vagas serão distribuídas para os países que tiveram melhor desempenho em seus torneios na temporada anterior. Nesse caso, Holanda e Inglaterra teriam uma vaga a mais para a Champions.

A terceira vaga extra será designada para o terceiro colocado da liga europeia considera quinta no ranking (nesse caso, o Campeonato Francês) e o último classificado será o clube campeão nacional que, atualmente, não tem vaga direta para a Liga dos Campeões.

A Liga Europa e a Liga Conferência também terão 36 equipes em cada competição e o formato de “liga” ao invés da fase de grupos, mas com mudanças no número de partidas. Enquanto a Europa League terá oito rodadas, a Conference será disputada em seis partidas.

Mais notícias

Carregar mais