Ceará e ABC vão se enfrentar neste domingo, às 18h (de Brasília), com transmissão da Band e Band.com.br. A partida reunirá dois times que tiveram bons desempenhos na Copa do Nordeste, no 1º semestre, mas caíram de produção e estão sob pressão. Esse contexto, junto com outras características do duelo, são atrativos para acompanhar o jogo.
Ceará sob pressão
Campeão da Copa do Nordeste, o Ceará era um dos favoritos a subir, mas teve trocas de técnicos, jogou mal em casa e nunca conseguiu se firmar no G4. Não vence há três jogos e está na 10ª posição, a 8 pontos do 4º colocado.
O Vozão enfrentou um protesto duro da torcida nesta semana. Torcedores cobraram o técnico Guto Ferreira de forma contundente no aeroporto. A necessidade de dar uma resposta ao torcedor deve fazer o Ceará jogar de forma mais ofensiva do que o normal.
ABC desesperado
O ABC é lanterna e jogará fora de casa, contra um adversário de mais qualidade, mas não pode se contentar só com um empate. O time está na lanterna da Série B e precisa vencer para respirar - só um aproveitamento de 60% de pontos do 2º turno deve evitar o rebaixamento.
Não dá para esperar que o ABC vai se jogar com tudo para frente. Mas deve buscar contra-ataques e fazer um jogo elétrico contra o Ceará.
Público
Até agora o Ceará tem a melhor média de público pagante da Série B: 25.499 em 6 partidas. A tendência é ver o Castelão com bom público mais uma vez.
Destaques individuais
O principal destaque do Ceará é o atacante Erick, que assinou contrato para defender o São Paulo na próxima temporada. Nessa Série B ele tem 7 gols e uma assistência.
O Vozão tem outros jogadores conhecidos que devem atuar, como o meia Chay, ex-Botafogo, e o atacante Guilherme Bissoli, ex-Athletico-PR.
Já o ABC tem poucos destaques individuais, até porque passa por uma grande reformulação no elenco. A maior esperança está nos reforços que chegaram recentemente, pois a diretoria contratou 14 atletas durante a janela de julho e agosto.
Reforços
O goleiro Michael Fracaro foi contratado durante a semana e já deve estrear, pois Simão foi negociado. Alguns jogadores contratados em julho estrearam nos últimos dias - o zagueiro Fabrício e o volante Nathan Melo, por exemplo, tiveram bons desempenhos e devem seguir no time titular. Outras novidades podem surgir de surpresa na escalação.
No Ceará a maior novidade deve ser Saulo Mineiro, que já se destacou pelo Ceará e é uma esperança para melhorar o ataque do time. Ele foi apresentado na sexta-feira (4) e disse que tem condições de jogar, mas não está 100% fisicamente.