Esportes

Frustrado, Zé Roberto não assistiu aos jogos da Copa do Mundo de 2002

Lenda da Bundesliga, 19 anos depois, relatou frustração por entender que vivia o melhor momento como atleta naquele ano.

Arthur Guedes

O Brasil inteiro virou madrugadas para acompanhar a vencedora trajetória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002. Mas essa não foi a realidade de Zé Roberto, que aos 47 anos de idade abriu o coração ao revelar a sua maior frustração da carreira de jogador de futebol profissional.  

No ano em que a Copa do Mundo foi dividida e realizada em dois países, Japão e Coreia do Sul, Zé Roberto fazia uma das suas melhores temporadas da carreira pelo Bayer Leverkusen. O time alemão, inclusive, terminou aquele ano histórico com três vice-campeonatos: Bundesliga, Copa da Alemanha e Champions League. E até hoje, Zé não entende como não foi convocado por Felipão.

“Eu entendo que Seleção Brasileira é para ser chamado os melhores no momento. E eu estava vivendo a minha melhor temporada como atleta. Não ter ido para aquela Copa do Mundo foi frustrante, ao ponto de eu nem assistir aos jogos”, disse Zé Roberto ao band.com.br.

Assista à entrevista na íntegra no vídeo acima.

Apesar da decepção, essa não seria a primeira experiência de Zé Roberto com a camisa da Seleção. Ele estava no grupo que foi vice-campeão do Mundo em 1998, derrotado pela França, do carrasco Zidane. E quatro anos depois da não-convocação de 2002, foi peça importante daquele histórico elenco da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha. Quinze anos depois, Zé ainda se pergunta como aquela equipe, que contava com o quadrado mágico (Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo fenômeno e Adriano), acabou não dando certo.

“Como essa Seleção não conseguiu levar aquela Copa tendo os melhores jogadores em cada posição? – Lamentou o ex-jogador do Bayern de Munique.

O ex-meia, porém, tem uma pista para aquele fracasso:

“A Seleção Brasileira chegou muito forte, mas só com o nome não foi o suficiente. Se não for no foco, no objetivo de todos, o objetivo final não vem”.

Polivalente, Zé Roberto se destacou na carreira por atuar na lateral-esquerda e de volante. E para o ex-jogador do Palmeiras, a Seleção Brasileira está muito bem servida de volantes para a disputa da Copa do Mundo de 2022.

“A maior prova de que estamos bem servidos é vermos o Gerson no banco de reservas, um jogador com tanta qualidade. O Tite está dando oportunidades a jogadores novos. A única posição preocupante é a lateral-direita”.

Aos 47 anos de idade, Zé Roberto acertou recentemente com o Resenha FC, do Piauí, para a disputa do Mundial de Fut7.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais