Horóscopo

Sexta-feira 13: O que a astrologia e o tarô têm a dizer sobre a data

No tarô, o número 13 representa a carta A Morte. Segundo o astrólogo e tarólogo André Mantovanni, significado não tem nada relacionado a azar e crenças ruins

Gisele Alquas 13/05/2022 • 12:32 - Atualizado em 13/05/2022 • 18:33
Sexta-feira 13: O que a astrologia e o tarô têm a dizer sobre a data
Sexta-feira 13: O que a astrologia e o tarô têm a dizer sobre a data
Envato Elements

Superstições, medos. Para muitos, o número 13 quando cai em uma sexta-feira é considerado o dia do azar. A data cai pelo menos uma vez ao ano e, no caso de 2022, será a única vez. Não há explicação lógica sobre o mito, mas há várias teorias que sugerem que a sexta-feira 13 é uma data negativa.  

A histeria pelo dia começou no século 20. Muitos atribuem ao livro de Thomas Lawson, “Friday, the Thirteenth”, que conta a história sombria de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para se vingar de seus inimigos, deixando-os na miséria.

Mas, o que a astrologia e o tarô tem a dizer sobre esta data? Segundo o astrólogo e tarólogo André Mantovanni, a sexta-feira não tem nenhum significado específico para a astrologia e o que poderá acontecer nesta data dependerá do céu.

“Esse céu que definirá a energia do dia ou trânsito que estiver acontecendo naquele momento. O céu de hoje ainda é o mercúrio retrógrado que está no signo de gêmeos. É um período de revisão e de prestar mais atenção na nossa comunicação, em assinaturas de contratos e papeis. É tempo que coisas que ficaram inacabadas e mal resolvidas voltarão”, explica Mantovanni.

O número 13 para o tarô

Nas cartas do tarô, o número 13 representa A Morte, mas não é nada relacionado a crenças ruins e número de azar. Pelo contrário. “O 13 é um número que fala de transformações. A carta da Morte é sempre um convite ao desapego, mudança e purificação. Significa ‘morrer aquilo que não faz sentido’”, enfatiza Mantovanni.

“É um período de transição de ciclo: ‘a gente morre internamente para alguma coisa e abre espaço para nascer outras’. A carta não tem nada a ver com morte física. Ela nos convida para viver nossos lutos emocionais, virar a página e colocar um ponto final em algumas situações”, completa.

O número 13 também tem simbolismo muito forte. Na mitologia bíblica, Jesus é o 13º a sentar na mesa da Santa Ceia com os 12 apóstolos. “A figura mística de Jesus vem com uma mensagem de transformação com a humanidade através do amor e da compaixão”, explica o astrólogo e tarólogo.  

O dia também é propício para as pessoas usarem a energia para fazer seus rituais, suas meditações, orações e pedidos especiais.