Empreendimentos da Serra do Curral são fiscalizados nesta segunda-feira

A ação tem como objetivo verificar, com mais atenção e detalhamento, a regularidade das propriedades na Serra

Lucas de Carvalho*

Os alvos foram definidos por meio de imagens georreferenciadas e documentos do órgão Ernesto Lemes/PBH
Os alvos foram definidos por meio de imagens georreferenciadas e documentos do órgão
Ernesto Lemes/PBH

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza operações de fiscalização em 23 empreendimentos instalados na Serra do Curral, no limite entre BH e Nova Lima, nesta segunda-feira (11).

A Polícia Militar Ambiental também faz parte da ação, visando realizar possíveis prisões em flagrante e também medidas administrativas, juntamente aos fiscais da secretaria, que podem aplicar multas e suspensões das atividades.

A operação contou com o envolvimento de cinco equipes, sendo uma de apoio aéreo e quatro de ação terrestre, compostas por fiscais da Semad e policiais ambientais.

De acordo com o Subsecretário de Fiscalização Ambiental, Alexandre Leal, a região já recebe operações de fiscalização periódicas, mas, dessa vez, foi realizada uma grande mobilização com apoio aéreo para permitir uma verificação mais detalhada da regularidade de todos os empreendimentos.

Os alvos foram estabelecidos a partir de um levantamento da Diretoria de Inteligência e Ações Especiais da Semad, por meio de imagens georreferenciadas e documentos em trâmite nos processos de regulamentação do órgão. Segundo Leal, esses alvos são prioritários, mas não são os únicos.

Lembrando que qualquer alteração nos espaços deve ser submetida à análise do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) que pode ou não aprovar as mudanças.

*Sob a supervisão da jornalista Duda Ramos