Notícias

11 de setembro: sábado terá homenagens às vítimas dos atentados nos EUA

Nomes dos quase 3 mil mortos serão lidos desde a manhã; presidente visitará os locais dos ataques

Eduardo Barão, na BandNews TV

Em vez da agitação pelo início dos negócios, um minuto de silêncio. Assim, a Bolsa de Nova York mostrou na última sexta-feira (10) como será o tom deste sábado (11) nos Estados Unidos, data que marca os 20 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. 

O fim de semana de lembranças e homenagens começará com a leitura dos nomes das quase 3 mil vítimas dos ataques que mudaram a história do país e do mundo. Ela terá início às 9h46 (horário de Brasília), horário em que a primeira torre do World Trade Center foi atingida. 

Todos os nomes estão gravados nas bordas de dois grandes espelhos d’água construídos onde antes estavam o edifício. Perto dali foi erguido o prédio mais alto da cidade, o One World Trade Center, símbolo da reconstrução.

Vídeo: como NY se reconstruiu após os ataques

A leitura será interrompida para marcar o exato momento da queda das torres norte e sul (9h46 e 10h02), de parte do Pentágono (10h37) e do voo 93 (11h03), a quarta aeronave sequestrada pelos terroristas que caiu após reação de passageiros.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama Jill devem visitar todos os locais onde os ataques ocorreram. Ontem, o chefe do Executivo publicou uma mensagem nas redes sociais prometendo “caçar todos que ameaçaram os EUA” e destacando a importância da união da nação.  

“Vimos uma nação unida envergar. E aprendemos que a união é a única coisa que nunca deve se quebrar. A união é o que nos faz sermos o que somos: os EUA em seu melhor. Para mim, esta é a lição central de 11 de setembro: é que em nosso estado mais vulnerável, no balanço de tudo que nos faz humanos, na batalha pela alma dos EUA, união é nossa maior força.”

Durante todo o sábado, a BandNews TV fará uma cobertura especial sobre os 20 anos dos atentados de 11 de setembro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais