Notícias

Prefeitura de São Paulo intensifica combate aos pernilongos em 21 bairros

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Prefeitura de São Paulo intensifica combate aos pernilongos em 21 bairros
Prefeitura de São Paulo intensifica combate aos pernilongos em 21 bairros
Unsplash

A prefeitura de São Paulo intensificou o combate aos pernilongos em 21 bairros campeões de queixas entre moradores das zonas norte, sul e leste. As informações são do repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes.

Várias equipes da Vigilância em Saúde começaram nesta última quarta-feira, 07, o trabalho nas ruas e seguem hoje, amanhã e nos próximos dois sábados.

Os profissionais aplicam inseticidas, larvicidas e até mesmo jatos d'água principalmente nos bueiros e nas bocas de lobo, onde se concentra a maior quantidade de matéria orgânica, ambiente favorito para reprodução do mosquito.

Na zona oeste, as ações continuam nas margens do Rio Pinheiros, com a aplicação dos larvicidas biológicos, e também nas ruas dos bairros, com a vigilância para reduzir os criadouros do mosquito.

Periferia

O diretor da divisão de Vigilância em Zoonoses da capital, Werner Garcia, ressalta a importância de espalhar a contenção para as periferias, porque o pernilongo também incomoda as pessoas que moram longe dos rios.

"As pessoas reclamam também em lugares longe do rio, porque principalmente a espécie que nós estamos falando - o Culex, que causa maior irritabilidade -, consegue se reproduzir em galerias subterrâneas e córregos canalizados. Então eles também saem pelas bocas de lobo e acabam entrando na casa das pessoas", explicou Garcia.

O trabalho dos profissionais também engloba visitas às casas das pessoas para conscientizá-las sobre os cuidados com a dengue, limpar algum vaso que esteja com acúmulo de sujeira ou água parada.

Werner Garcia explica que houve um atraso de aproximadamente nove semanas para o início da limpeza no Rio Pinheiros até pelo inverno quente e atípico que a capital teve, o que contribuiu para o acúmulo maior de lixo e matéria orgânica.

Além do trabalho de combate feito pelas equipes, as chuvas fortes de verão vão contribuir na melhora do quadro, sem contar no apoio da população. Por isso, o diretor da divisão de Vigilância em Zoonoses uma orientação, conhecida como a teoria dos quatro "as":

"Água, acesso, abrigo e alimento. Se na sua residência ou no edifício em que trabalha, você consegue travar esse quatro 'as', pode ter certeza que vai haver uma diminuição desses insetos dentro da sua casa", explicou o diretor de Vigilância em Zoonoses.

Bairros

Os 21 bairros que estão recebendo esse trabalho de intensificação da prefeitura são Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã, Pirituba, Santana, Vila Guilherme e Vila Maria na zona norte.

Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, São Mateus, São Miguel, Sapopemba e Vila Prudente na zona leste. Ipiranga, Jabaquara e Vila Mariana na zona sul.

Mais notícias

Carregar mais