Notícias

Anatel libera tecnologia 5G para a cidade de São Paulo a partir desta quinta (4)

Maior concentração de antenas está no Centro, Avenida Paulista e Itaim Bibi. Nova tecnologia oferece sinal de ultra velocidade

Da redação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou na manhã desta terça-feira (2) a ativação do 5G na cidade de São Paulo. A nova tecnologia vai a funcionar na próxima quinta-feira (4). Até agora, o 5G está operando em quatro capitais: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

O 5G puro ocupará na faixa de 3,5 GHz, faixa parcialmente ocupada por antenas parabólicas antigas que operam com sinal analógico na Banda C. As prestadoras de serviço que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração na cidade de São Paulo. 

Nessa primeira fase, seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativadas até o dia 29 de setembro. Até esta terça, no entanto, a Anatel já havia recebido 1.378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz, quase o triplo do total de antenas que deverão ser instaladas na cidade de São Paulo ainda este ano.

A maior concentração de antenas está no Centro, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo.

O que é a tecnologia 5G

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura.

A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

A decisão de liberar o 5G na capital paulista foi tomada após reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Segundo a Anatel, o número de pedidos de licenciamento de estações para a ativação do 5G na cidade de São Paulo já representa cerca de 30% do total de estações atualmente ativas (4.592), o que permitiu ao grupo estimar a cobertura em 25% da área urbana de São Paulo, uma vez que a propagação na faixa do 3,5 GHz é menor.

As próximas cidades a receber o serviço serão Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia. As datas, no entanto, ainda não foram definidas. Até 29 de setembro todas as capitais brasileiras devem ter o 5G.

A previsão é que todo o Brasil receba o 5G até 2029. Para especialistas, a tecnologia vai levar a indústria e o agronegócio para outro patamar.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais