O Brasil registrou na manhã desta terça-feira (15) um apagão em pelo menos 25 estados e no Distrito Federal. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil megawatt (MW) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, afetando também a região Sul e Sudeste.
A interrupção no sistema elétrico ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
Além do pico de energia registrado nesta terça, o Brasil já sofreu históricos apagões que impactaram os brasileiros, desde o registrado no Amapá, em 2020, até o maior do país, em 1985. Relembre os casos:
1985
Oito estados e o Distrito Federal foram afetados por um apagão no Brasil em setembro de 1985. O blecaute atingiu mais de 12 milhões de pessoas e durou cerca de três horas.
Crise entre 2001 e 2002
Em 2021, no final do governo de Fernando Henrique Cardoso, a população brasileira convivia com o risco de apagões, já que o país enfrentava uma crise energética, o que provocou “racionamento” voluntário de energia e a criação de um ministério para gerenciar a crise.
A região Centro-Sul do Brasil foi atingida por um apagão em janeiro de 2002. Pelo menos 10 estados foram afetados, São Paulo foi o mais atingido. O que causou o blecaute foi o rompimento de um cabo de linha de transmissão que liga a Usina de Ilha Solteira à subestação de Araraquara, no interior do estado.
2009
Em 10 de novembro de 2009, um apagão em todo o Brasil atingiu pelo menos 70 milhões de pessoas. A queda na energia foi causada por uma falha nas linhas de transmissão na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Na época, além do país, o Paraguai, que também utiliza o mesmo sistema, ficou sem energia.
Os estados atingidos foram: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia e Rio Grande do Norte.
2011 e 2013
Em 2013, após uma queimada em uma fazenda de Canto do Buriti, no Piauí, provocou o desligamento de linhas de transmissão, que resultou no corte de 10.900 MW de carga nos nove estados do Nordeste.
Dois anos antes, em 2011, uma falha na subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, na divisa de Pernambuco com a Bahia, deixou 90% do Nordeste sem luz. Cerca de 47 milhões de pessoas foram afetadas.
2018
Em março de 2018, um blecaute atingiu todas as regiões, com maior duração nas regiões Norte e Nordeste do país: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins foram os estados mais atingidos.
O blecaute nos estados aconteceu após falha na linha de transmissão na usina de Belo Monte, no Pará.
2020
Em novembro de 2020, a principal subestação do Amapá, na região norte do País, pegou fogo e causou um corte no fornecimento de energia para quase toda a população do estado. Dos 16 municípios, 13 foram afetados pelo desabastecimento de energia. O caso durou mais de 10 dias.
O apagão no Amapá causou o adiamento das eleições municipais na capital do estado, em Macapá, pelo Tribunal Superior Eleitoral, que foram realizadas em dezembro daquele ano.