Notícias

Ataques a professores aumentam 80% desde o retorno às aulas pós-pandemia

Último caso ocorreu nesta segunda-feira (27), em São Paulo; uma docente morreu esfaqueada por aluno

Da redação

A morte de uma professora em um ataque feito por um aluno de 13 anos na Escola Estadual Thomazia Montoro em São Paulo nesta segunda-feira (27) é mais um caso em meio ao aumento da violência em escolas pelo Brasil. Além da professora morta, outras três foram feridas e outro adolescente foi esfaqueado, mas todos passam bem. 

Na última segunda-feira (20), o psicólogo Manoel Simão comentou no 'PodSentir', apresentado por Paloma Tocci, que há um aumento repentino em casos de ataques e do aumento da violência no ambiente escolar. Ele afirmou que clientes relatam que os jovens retornaram mais agressivos após o período de quarentena devido à pandemia da Covid-19.

“Há quem diga que nunca houve tanto caso de ida à diretoria por comportamento agressivo dos adolescentes e que isso não era comum”, cita. A última pesquisa da organização Nova Escola indica que, com a retomada das aulas presenciais, houve um aumento de 80% nos caos de violência contra profissionais da educação. 

Segundo Manoel Simão, muitos adolescentes perderam a maneira de intermediar a raiva, a irritação. “Mas não é uma raiva, irritação normal. Quando alguma coisa sai do controle, ela é desproporcional, ela vem a causar uma violência social, desproporcional e patológica. a gente observa esse aumento muito considerável em países industrializados, cidades grandes e em cidades pequenas”, analisa. 

Para ele, a perda do contato emocional pode ser razão para o aumento na agressividade de adolescentes. “Você tem um aumento de sensibilidade com o isolamento do que houve e que está acontecendo cada vez mais estarmos isolados em nossas casas. Aí, o que vai se perdendo é essa questão do contato emocional, que se caleja muito desse lidar emocional e principalmente, com a emoção da explosão, da raiva, da paciência”, pontua. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais