Notícias

Ataques russos são registrados em várias regiões da Ucrânia

A Rússia renovou os ataques contra Odessa e Mariupol, no sul, e em Kharkiv, no leste da Ucrânia

Por Yan Boechat

A Rússia renovou os ataques contra Odessa e Mariupol, no sul da Ucrânia. Em Odessa, cinco pessoas morreram, incluindo um bebê de três meses. Amanhã a guerra no Leste Europeu completa dois meses. Ataques com mísseis também foram registrados em Kharkiv, no leste do país, neste sábado (23). 

“Hoje foi um dia violento aqui em Kharkiv. Vários ataques com mísseis grad na parte norte da cidade. Eu presenciei ao menos dez disparos. A maior parte desses misseis caiu em uma área onde muitas pessoas estão morando em subsolo. Felizmente não teve vítimas fatais”, contou o enviado especial do Grupo Bandeirantes, Yan Boechat.  

Novas imagens de satélite indicam que tropas russas abriram mais covas para enterrar civis e militares ucranianos assassinados durante os combates. As fotos divulgadas por uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos foram registradas em um cemitério de Mariupol, no sul da Ucrânia. Outras imagens capturadas há cerca de 10 dias mostram o que parecem ser valas comum que se estendem por 40 metros.

As autoridades ucranianas acusam a Rússia de enterrar os corpos para esconder crimes de guerra. A situação é a mesma em outras cidades já abandonadas pelos russos, como Bucha e Borodianka, que ficam nos arredores da capital Kiev. Por lá, os investigadores do país já encontraram mais de mil corpos.

A Rússia também voltou a atacar a siderúrgica onde milhares de civis e soldados ucranianos se protegem na cidade de Mariupol. A confirmação foi dada pelo principal auxiliar do presidente Volodymyr Zelensky. As tropas estariam não apenas bombardeando a fábrica de aço, mas também tentando invadi-la. Cerca de 2 mil soldados ucranianos e mil civis estão no local, de acordo com estimativas.

Podcast: Entenda o novo momento da Guerra na Ucrânia

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais