Notícias

Band, Cufa e FNA lançam campanha para ajudar vítimas das chuvas na Bahia

Chuva devastou mais de 100 cidades e deixou mais de 20 mortos; saiba como ajudar

Por Da redação

O Grupo Bandeirantes, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) e com a FNA (Frente Nacional Antirracista), vai apoiar a população baiana que está sofrendo por causa das enchentes. A campanha Band, Cufa e FNA abraçam a Bahia foi lançada no Brasil Urgente nesta segunda-feira (27) pelo apresentador José Luiz Datena. Veja como doar.

As doações podem ser feitas por meio de:

O objetivo é ajudar as mais de 100 cidades que estão em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas na região. O dinheiro será revertido em alimentos, itens de higiene e todo tipo de produto que possa ajudar as 470 mil pessoas afetadas.

Com divulgação feita pela Band, a campanha terá recursos arrecadados e distribuídos pela Cufa. As doações serão revertidas em alimentos, itens de higiene e outros produtos necessários para as vítimas. Ivete Sangalo é uma das artistas que já apoia a iniciativa, que também recebeu, poucas horas após o lançamento, cestas básicas das redes Ifood, Carrefour e Assaí Atacadista. 

“O momento pede a solidariedade de todos. Milhares de pessoas estão sem absolutamente nada, perderam casas e mantimentos. É hora de se juntar! Grupos como a Band, a CUFA e a Frente Nacional Antirracista precisam unir forças pelo Brasil inteiro para ajudar quem está precisando. Assim como realizamos uma grande campanha contra a fome, não poderíamos deixar de colaborar”, afirma Rodolfo Schneider, diretor executivo de Jornalismo e Esportes do Grupo Bandeirantes.

Para Preto Zezé, presidente nacional da instituição, a situação é urgente e merece atenção. De acordo com ele, muitas pessoas atingidas estavam tentando reestruturar a vida após o pico da pandemia. 

“Grande parte das moradias e estradas estão em colapso total. Teve inundação, cidades que ficaram debaixo da água. Isso impõe dificuldades até pra mandar alguma ajuda. As doações não chegam por cima [via meios aéreos] por causa da chuva, pelo chão as estrada não existem, tem que ir via água. Estamos com o desafio de montar uma logística adaptada para uma tragédia desse tamanho”, explica. 

O problema também alerta para o olhar das autoridades. “Estamos em uma campanha emergencial, de solidariedade, mas é importante discutir uma agenda pública de direito a cidade. A gente não pode mais conviver ignorando as mudanças climáticas e questões do meio ambiente. Parece que a culpa é das chuvas, mas falta planejamento de cidade que dê direito a uma cidade segura e sustentável para todos”, alerta Preto Zezé. 

Em vídeos enviados à emissora, famosos se solidarizaram com a causa. “O estado da Bahia vem sofrendo demais com as fortes chuvas. Você pode fazer sua doação de qualquer lugar do Brasil. Milhares de pessoas precisam de ajuda para reconstruírem suas vidas”, destacou Ivete.

“Chuvas fortíssimas atingiram mais de 70 municípios na Bahia. São mais de 16 mil desabrigados, 20 mil desalojados e várias pessoas faleceram vítimas dessas enxurradas que não aconteciam há mais de 30 anos. Queria pedir a vocês que colaborassem com as doações. Estamos juntos lutando e cuidando do nosso povo baiano”, disse Daniela Mercury.

O cantor Bell Marques também fez questão de mandar o seu recado. “Todos nós estamos acompanhando as fortes chuvas que têm atingido a Bahia. Estou aqui apoiando e pedindo a sua ajuda para a campanha nacional da Band em prol das vítimas. O momento é muito delicado e precisamos nos unir”. 

Todos os veículos do Grupo Bandeirantes, incluindo TVs, rádios e canais digitais estão envolvidos na ação, assim como as emissoras próprias e afiliadas espalhadas pelo país.

Para mais informações e doações, acesse: www.band.com.br/sos-bahia

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais